Sony: levaria vários anos para um concorrente rivalizar com o Game Pass

1 min de leitura
Imagem de: Sony: levaria vários anos para um concorrente rivalizar com o Game Pass
Imagem: Xbox/Divulgação

O processo de aquisição da Activision Blizzard por parte da Microsoft continua sendo avaliado ao redor do mundo, e no Brasil não está sendo diferente. Recentemente, um documento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no qual o governo brasileiro questiona a Sony sobre o assunto foi divulgado publicamente — e algumas respostas são bastante interessantes, incluindo algumas sobre o Xbox Game Pass.

Embora o tema do questionário seja o impacto da transação entre a criadora do Xbox e a publicadora de games como Call of Duty e World of Warcraft, algumas das perguntas tocavam em outro assunto: o mercado de serviços por assinatura. No caso da Sony, recentemente houve uma mudança no formato do PlayStation Plus, que agora conta com diversos planos com diferentes categorias de preços e benefícios.

Mesmo oferecendo um catálogo com centenas de jogos que fizeram história no PlayStation, incluindo alguns de seus principais exclusivos, nem mesmo a nova PS Plus parece ser páreo para o serviço por assinatura da MS. Afinal, a própria Sony foi bastante categórica ao admitir que ainda vai demorar bastante até alguém conseguir bater de frente com o Game Pass.

Sony afirma serem necessários muitos anos e investimentos para criar um verdadeiro rival para o Game PassSony afirma serem necessários muitos anos e investimentos para criar um verdadeiro rival para o Game PassFonte:  CADE/Reprodução 

Quando questionada sobre uma estimativa do tempo necessário para uma empresa entrar no mercado de distribuição de jogos digitais, a Sony afirmou que "levaria vários anos para um concorrente – mesmo com investimentos substanciais – criar um rival efetivo para o Game Pass". O serviço estaria prosperando "mesmo sem conteúdo essencial/AAA de terceiros" ao acumular aproximadamente 10 milhões de assinantes em 2020, o equivalente "a mais de US$ 1,2 bilhão em receita anual de assinaturas".

Ainda de acordo com a criadora do PlayStation, o serviço da Microsoft domina quase que completamente o mercado mundial. "Nos últimos cinco anos, o Game Pass da Microsoft cresceu de forma a capturar aproximadamente 60 a 70% do mercado global de serviços de assinatura", afirma a Sony no documento. No Brasil, essa participação seria ainda maior, com a empresa dizendo que "o Game Pass representa aproximadamente 70-80% do mercado de serviços de assinatura para PC".

É interessante observar que a Sony acredita ser possível rivalizar com o Game Pass, embora a tarefa seja complexa, cara e demorada. A empresa crê na possibilidade, mas reforça a necessidade de muito tempo e investimentos para alcançar tal objetivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.