Relembre 13 séries nascidas no PlayStation

4 min de leitura
Imagem de: Relembre 13 séries nascidas no PlayStation
Imagem: Sony

O primeiro PlayStation não foi o responsável apenas por iniciar a linha de consoles da Sony. Nesse processo, ele acabou servindo como berço para o nascimento de diversas séries que fazem sucesso até hoje, e é exatamente sobre estes games que falaremos a seguir.

Neste especial da equipe do Voxel, veremos alguns títulos que nasceram no saudoso PSone (ainda que um ou outro tenha sido um projeto multiplataforma) e convidamos você a usar nossas redes sociais para lembrar mais nomes que não foram contemplados na lista abaixo.

1. Tomb Raider


Muitos talvez não se recordem, mas a saga de Lara Croft começou no primeiro PlayStation. Foi apenas uma questão de tempo para o game cair nas graças do público, especialmente pelo fato de trazer uma protagonista feminina para participar de todas as ações vistas aqui.

2. Twisted Metal


Exclusiva da família PlayStation, a saga Twisted Metal já ganhou diversos fãs ainda no primeiro PlayStation. A proposta aqui era colocar os jogadores para participar de confrontos com carros em arenas fechadas, e cada veículo tinha suas próprias armas e características para dar possibilidades variadas aos combates.

3. Resident Evil


A Capcom decidiu apostar em algo um pouco diferente quando lançou Resident Evil no primeiro PlayStation, e a proposta deu muito certo. Investigar uma mansão infestada de zumbis com perigos variados a cada curva, munição limitada e outros elementos que caíram no gosto do público certamente fizeram com que ele se tornasse um dos maiores clássicos da plataforma, fazendo sucesso até os dias atuais.

4. Crash Bandicoot


Se a Nintendo tinha Mario e a Sega contava com Sonic, podemos dizer que o principal mascote do primeiro PlayStation foi Crash Bandicoot. O título ganhou a atenção do público não apenas pela sua diversão, mas também pelo carisma do protagonista e por trazer uma aventura que agradou tanto aos jogadores mais experientes quanto aqueles que estavam atrás de um jogo um pouco menos exigente para se divertir.

5. Spyro the Dragon


Ainda na pegada de “mascotes fofinhos”, Spyro the Dragon é outra série de sucesso que ganhou vida ainda no primeiro PlayStation. A proposta aqui também envolvia saltar e explorar cenários em busca de itens e segredos variados, combinação que continuou seguindo a série nas demais plataformas em que apareceu posteriormente.

6. Grand Theft Auto


Um dos maiores sucessos da Rockstar acabou ganhando vida ainda no console de origem da família PlayStation. É verdade que ele não tinha toda pompa dos títulos mais recentes, mas ainda assim a sua jogabilidade que envolvia roubo de carros, aceitar missões variadas em um mundo aberto e fugir da polícia quando a coisa ficava feia serviram para criar uma base de fãs para essa franquia que continua firme até hoje.

7. Tenchu


Quando o primeiro PlayStation chegou às lojas, jogos de ninjas já não eram novidade no mercado. Entretanto, Tenchu chegou trazendo algo um pouco diferente a esse universo, tendo em vista que ele envolvia bastante ação furtiva e uma série de movimentos e recursos para eliminar alvos variados encontrados ao longo dessa jornada pelo Japão.

8. Silent Hill


Os fãs de jogos de terror certamente encontraram um prato cheio no PlayStation original. Outro título que ficou bastante popular na plataforma foi Silent Hill, que desde sempre já trazia uma aura um pouco mais pesada para a jogabilidade e inimigos variados que povoam os piores sonhos de muitos jogadores até os dias atuais.

9. Suikoden


Dentre os vários RPGs lançados para PlayStation, Suikoden talvez seja um dos mais icônicos na linhagem do primeiro console da Sony. Infelizmente ele não teve muita chance do PlayStation 3 para frente, mas merece destaque nessa lista por conta de sua história e batalhas que fizeram muitos jogadores investirem horas e horas em seu conteúdo.

10. Persona


Vamos colocar mais uma série de RPG nessa lista – afinal, você se lembra de algum jogo nesse período em que você podia ter contato com demônios e visitar um mundo totalmente diferente em que seus personagens são praticamente outras pessoas? Não é a toa que a série continua na ativa até hoje conquistando cada vez mais fãs.

11. Gran Turismo


Eis aqui mais um título envolvendo carros para o primeiro PlayStation. Já em seu game de estreia, Gran Turismo trouxe bastante conteúdo para os amantes de velocidade, provando a cada jogo que o público está atento a novas possibilidades e sempre pronto para pisar fundo em estradas variadas.

12. Medal of Honor


A franquia de guerra nasceu como um projeto da Electronic Arts em parceria com Steven Spielberg, e deu muito certo. A história mostrada aos jogadores, somada à boa jogabilidade e trilha sonora impecável, fizeram do game um sucesso - e, claro, levando a empresa a apostar em mais títulos posteriormente.

13. Castlevania (em sua nova fórmula)


“Aff, e desde quando Castlevania nasceu no PlayStation”, você pode imaginar. De fato, a série já havia aparecido em outras plataformas anteriormente, mas não com exploração em um mapa mais aberto e misturando vários elementos de RPG. Isso é cortesia de Castlevania: Symphony of the Night, que acabou abrindo novas portas para a franquia e se tornando um clássico absoluto.

E você, lembra de mais séries clássicas que nasceram no primeiro PlayStation? Deixe a sua mensagem e converse com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.