Qual a ordem cronológica certa para jogar Kingdom Hearts?

3 min de leitura
Imagem de: Qual a ordem cronológica certa para jogar Kingdom Hearts?
Imagem: Square Enix

Em abril, quando Kingdom Hearts IV foi anunciado durante o evento de celebração dos 20 anos da franquia, os fãs foram a loucura, com muitos já pensando em fazer uma maratona pesada dos jogos para relembrar toda a história antes da chegada do novo título.

Porém, com duas décadas de história, 13 jogos disponibilizados em plataformas diferentes e várias compilações, pode ser difícil entender realmente por onde começar essa zeratina, e pensando nisso, decidimos explicar a ordem cronológica para facilitar a vida de todos que querem revisitar - ou até mesmo começar - essa longa saga da Square Enix e Disney Interactive Studios. Confiram abaixo:

Qual a ordem cronológica para jogar Kingdom Hearts?

Como mencionado acima, essa aventura dos mestres da Key Blade é bem extensa, com os primeiros games apresentando Sora e seus fieis companheiros, e posteriormente abrindo um leque com mais protagonistas, além de explicar diversos eventos que ocorreram bem antes do menino nascer.

Sendo assim, seguir a ordem de lançamento pode tornar as coisas um pouco mais caóticas, alternando entre o presente e passado e trazendo tanta informação que parece às vezes ser necessário manter um caderninho de anotações do lado só para não esquecer nenhum detalhe ou nome importante.

Então, para quem não quer ficar perdido, eis a lista dos jogos e suas versões remasterizadas na ordem cronológica:

1. Kingdom Hearts Union X Dark Road

Fonte:  Square Enix 

Disponibilizado para Android e iOS em 2020, é uma compilação de dois jogos - Dark Road e Union X, lançado originalmente em 2013. Embora o modo online tenha sido encerrado, ainda é possível aproveitar o enredo de ambos os games.

2. Kingdom Hearts Birth By Sleep/Final Mix

Fonte:  Square Enix 

Birth By Sleep ocorre 10 anos antes das aventuras de Sora, lançado exclusivamente para PSP em 2010, mas estando disponível atualmente para Xbox One, PS4 e PC através da coletânea Kingdom Hearts - The Story So Far.

3. Kingdom Hearts Birth By Sleep 0.2: A Fragmentary Passage

Fonte:  Square Enix 

Epílogo de Birth By Sleep e prólogo de Kingdom Hearts III, também disponível na nova coleção.

4. Kingdom Hearts/Final Mix

Fonte:  Square Enix 

O início da jornada de Sora, Donald e Pateta. A versão Final Mix já faz parte de outras coletâneas, sendo a mais atual The Story So Far.

5. Kingdom Hearts Chain of memories/Re: Chain of Memories

Fonte:  Square Enix 

Uma sequência do primeiro game numérico, que se passa ao mesmo tempo que 358/2 Days. A versão Re: Chain of Memories também faz parte da coleção mais atual lançada para Xbox One, PS4 e PC.

6. Kingdom Hearts 358/2 Days

Fonte:  Square Enix 

Acompanhando a vida de Roxas, esse título foi lançado originalmente para Nintendo DS, entrando para a nova coletânea com cenas remasterizadas.

7. Kingdom Hearts 2/Final Mix

Fonte:  Square Enix 

A continuação de Kingdom Hearts e Chain of Memories, mostrando Sora e seus companheiros em sua batalha contra as forças das Trevas. Sua versão Final Mix foi adicionada aThe Story So Far.

8. Kingdom Hearts Coded/Re: Coded

Fonte:  Square Enix 

Com fortes conexões com Birth By Sleep, esse jogo foi lançado originalmente para dispositivos móveis, estando incluso na nova coleção da série.

9. Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance

Fonte:  Square Enix 

Lançado em 2012 exclusivamente para o Nintendo 3DS, esse capítulo da saga Kingdom Hearts achou seu caminho para os jogadores de outros consoles por meio de coleções da franquia, como The Story So Far.

10. Kingdom Hearts 3

Fonte:  Square Enix 

Ocorrendo após os eventos de Dream Drop Distance, o terceiro jogo numérico da série segue a luta de Sora para impedir uma temível guerra, além de encerrar outra jornada importante.

11. Kingdom Hearts 3: ReMind DLC

Fonte:  Square Enix 

Apresentando uma história que se passa durante o clímax de Kingdom Hearts III, ReMind mostra os esforços do determinado protagonista para resgatar Kairi antes da batalha final.

12. Kingdom Hearts: Melody of Memory

Fonte:  Square Enix 

O título rítmico da franquia, com 140 músicas e cinco modos de jogo, cuja trama consiste basicamente em um resumo da série enquanto a jovem Kairi explora suas memórias depois dos eventos de ReMind em busca de pistas sobre o paradeiro de Sora.


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.