Android: nova GPU Immortalis da Arm terá Ray Tracing baseado em hardware

1 min de leitura
Imagem de: Android: nova GPU Immortalis da Arm terá Ray Tracing baseado em hardware
Imagem: Arm/Reprodução

A Arm anunciou hoje (28) o desenvolvimento da Immortalis-G715, sua nova GPU mobile top de linha com suporte a ray tracing baseado em hardware. Este tipo de tecnologia já existe no mercado, sendo usado atualmente em computadores e consoles de última geração como o PlayStation 5 e o Xbox Series X, e agora também está a caminho de celulares e tablets Android.

O novo hardware está sendo produzido com base na Mali, uma GPU bastante utilizada em aparelhos da MediaTek e da Samsung. O objetivo é ter a Immortalis como o ponto de partida na transição do mercado mobile para o ray tracing.

De acordo com a Arm, a Immortalis-G715 terá de 10 a 16 núcleos gráficos com a promessa de entregar uma melhoria de desempenho de 15% em relação às GPUs Mali anteriores de última geração.

Para simular efeitos de luz mais realistas em tempo real, o ray tracing geralmente acaba consumindo muita energia dos equipamentos — algo que Andy Craigen, diretor de produtos da Arm, diz não ser problema para a nova GPU. Segundo ele, a tecnologia deve usar apenas 4% da capacidade dos cores da Immortalis-G715, com o desempenho sendo triplicado com aceleração via software.

Ainda sem previsão de lançamento, a nova GPU Immortalis também promete aprimorar o aprendizado de máquina e entregar uma experiência mais fluida para os usuários na hora de jogar usando o celular.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.