IA aprende a jogar Minecraft assistindo a 70 mil horas de vídeos no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: IA aprende a jogar Minecraft assistindo a 70 mil horas de vídeos no YouTube
Imagem: Mojang

Uma inteligência artificial foi ensinada a jogar Minecraft com uma precisão que parece humana usando nada mais do que os famosos vídeos de gameplay. A máquina foi colocada para assistir mais de 70 mil horas de jogatinas do game da Mojang, e depois saiu jogando com a mesma habilidade que se espera de jogadores que sabem o que estão fazendo.

A iniciativa é parte do projeto OpenAI, que estuda o desenvolvimento de inteligência artificial. Usando alguns ajustes, eles foram capazes de fazer sua IA até criar ferramentas de diamante, o que leva uns bons 20 minutos para humanos veteranos fazerem, segundo os autores do projeto.

O vídeo divulgado pelo tweet acima mostra a IA jogando, recolhendo recursos e criando itens, o básico do Minecraft. Mas o computador aprendeu a realizar diversas outras funções no game que não aparecem no vídeo, como nadar, caçar animais e comer sua carne quando o personagem precisa e até fazer o famoso "pillar jumping".

O pillar jumping é uma manobra em que o jogador pula e coloca um bloco imediatamente abaixo de si, para alcançar alturas elevadas com facilidade. Esse é o tipo de uso criativo das ferramentas de um jogo que uma IA normalmente não faria sem passar por um processo de aprendizado de máquina.

A ideia de ensinar a IA a jogar Minecraft é parte da intenção da OpenAI em mostrar as capacidades de um computador aprender apenas assistindo a vídeos. A ideia é aproveitar a imensa quantidade de conteúdo que já existe na internet para ensinar padrões de comportamento para robôs quando oportuno. O estudo gerou um extenso artigo bem detalhado, que você pode conferir no site oficial do projeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.