Como jogar Tibia? Confira 7 dicas para iniciantes

6 min de leitura
Imagem de: Como jogar Tibia? Confira 7 dicas para iniciantes
Imagem: CipSoft

Quem foi criança ou adolescente no início dos anos 2000 certamente ouviu falar, ou até mesmo jogou, Tibia — MMORPG desenvolvido pela CipSoft para PC e lançado em 1997.

Sendo um jogo gratuito, extremamente leve e com diversas possibilidades de exploração e missões, ele se tornou um dos favoritos dos fãs desse gênero rapidamente, e o mais interessante é que mesmo depois de 25 anos, ainda conta com uma base bem grande de jogadores que adoram aproveitar tudo que seu mundo tem para oferecer.

Fonte:  CipSoft 

E se você está pensando em aproveitar esse jogo, mas não sabe exatamente por onde começar, não se preocupe! Neste tutorial, vamos dar dicas importantes sobre missões, comandos e tudo que os aventureiros iniciantes precisam saber para começar sua jornada. Confiram abaixo:

1. Crie seu personagem

Fonte:  CipSoft 

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é entrar no site oficial de Tibia e criar sua conta, pois é nessa etapa que você irá definir o nome e gênero de seu personagem. Se você ainda não tiver baixado o game, já aproveite para fazer o download na tela seguinte.

2. Aproveite Downport ao máximo

Ao acessar o game pela primeira vez, os jogadores serão guiados por um pequeno tutorial que irá explicar principalmente como se mover, equipar itens, combater inimigos, utilizar a mochila e recuperar vida através de alimentos.

Fonte:  Stella/Voxel 

Ao final dessa breve explicação, chegaremos na ilha de Downport, uma área para os iniciantes na qual só é possível sair ao atingir o nível 8, ou seja, é hora de sair combatendo os monstros na parte externa para ganhar experiência, itens e ouro.

Além disso, existem NPCs para auxiliar o início da sua aventura. Por exemplo, Inigo pode te oferecer informações sobre como jogar, dicas sobre sobrevivência básica e combate, explicar o PvP e até dar informações sobre os próximos passos que você deve tomar, como, por exemplo, conseguir uma Pá que pode ser adquirida com o vendedor Richard ou recebida como loot ao matar os inimigos.

Fonte:  Stella/Voxel 

O mais interessante é que nessa parte é possível experimentar as quatro classes oferecidas pelo game — Knight, Druid, Sorcerer e Paladin — e descobrir qual combina mais com o seu estilo. É importante testar todas, pois é nesta ilha que você irá escolher qual será a vocação definitiva do seu personagem.

Os jogadores podem ficar na região até o nível 20, sendo transportados de forma definitiva para Rookgard após isso, e não podendo mais regressar. Então, aproveite bem seu tempo aqui para entender todas as mecânicas, pegar o jeito dos combates e definir a profissão certa para o seu personagem ao longo dessa aventura.

3. Compreender o menu é essencial

É claro que não dá para curtir nenhum jogo direito se você não souber o que cada parte do menu significa, certo? E mesmo com o breve tutorial, em Tibia, o que não falta são dados apresentados na tela e sem muitas explicações sobre a função de cada um deles.

Então, para facilitar a vida dos novos jogadores, vamos explicar um pouco mais sobre as partes mais importantes:

Fonte:  Stella/Voxel 

1. Janela de jogo — É nela que sua aventura vai desenrolar, mostrando a área na qual seu personagem se encontra e tudo que está ao seu redor.

2. Barra de status — As informações básicas presentes em qualquer RPG, ou seja, a barra vermelha são seus pontos de vida, a azul os de magia e embaixo, a quantidade necessária de experiência para passar para o próximo nível.

3. Minimapa — Seu guia no mundo do game. Ele começa quase sem informações, mas conforme for progredindo em sua aventura, irá se expandindo, com as áreas em preto sendo substituídas pelos locais explorados. Também é possível dar zoom in e out utilizando os botões ao lado, ou clicando no mapa e usando o scroll do mouse.

4. Inventário — Uma parte essencial do MMORPG, dividida em pequenos slots e trazendo também a mochila, que guarda todos os itens que obtiver pelo caminho.

5. Posturas de combate — Esses botões definem como seu aventureiro irá reagir aos inimigos. Ao passar o mouse por cima de cada um deles, é possível ver uma breve explicação, como, por exemplo, um deles permite perseguir o inimigo até ele ser morto, enquanto outro garante uma postura mais defensiva. Além disso, é aqui que os jogadores escolhem se irão ou não ativar o modo PvP.

6. Barra de ação — Os famosos atalhos para colocar seus feitiços e aqueles itens úteis usados com frequência.

7. Barra de cooldown — Mostra o tempo necessário até que a habilidade possa ser utilizada novamente.

8. Caixa de diálogo — Janela para se comunicar com outros jogadores e NPCs.

9. Store — Abre a loja do jogo.

10. Options — Menu que define as suas configurações.

11. Logout — Sair do game.

12. Stop — Para imediatamente qualquer movimento do seu avatar esteja realizando.

Help — Ativa uma "lupinha" para ajudar a tirar suas dúvidas.

4. Cordas e pás são muito importantes

Fonte:  Stella/Voxel 

Como mencionado no início, o mundo de Tibia oferece muita exploração para seus aventureiros, com diversos locais como cavernas e masmorras sendo encontrados por todo o continente.

Sendo assim, ter sempre uma corda em sua mochila vai se provar extremamente necessário para progredir em seu desbravamento de várias áreas, e a pá irá lhe ajudar a cavar buracos e encontrar itens enterrados, então, é uma ótima ideia nunca deixá-las fora de seu inventário.

As duas podem ser recebidas logo na fase inicial em Downport, provando novamente a importância de aproveitar a ilha ao máximo e não pular o tutorial.

5. Guarde suas poções

Fonte:  Stella/Voxel 

No início de sua aventura em Tíbia, prefira utilizar magias de cura no lugar delas, principalmente se escolher jogar como Druid, pois isso permite evoluir seus atributos mágicos. O momento ideal para utilizá-las é ao combater inimigos muito fortes, que podem causar danos bem maiores do que suas habilidades curativas podem recuperar, lhe dando um fôlego maior durante a batalha.

Além disso, por mais que possam ser encontradas em alguns pontos, normalmente é preciso comprar as poções, então deixá-las como um último recurso também ajuda a guardar seu suado dinheirinho para outros itens essenciais.

6. Comer é essencial

Fonte:  Stella/Voxel 

Outra forma de economizar suas poções é consumindo alimentos, que servem para regenerar HP e MP e ainda podem ter outras utilidades, como aumentar a velocidade, conceder pontos em habilidades, etc.

As comidas podem ser encontradas como loot ao derrotar certas criaturas, adquiridas com NPCs, obtidas através de eventos especiais e até mesmo preparadas pelo próprio jogador, o que as tornam ainda mais especiais.

Uma dica interessante para sua jogatina é encontrar e guardar muitos brown mushrooms, que podem ser obtidos como loot de diversos monstros, são bem leves e ajudam a recuperar uma boa quantidade da vida do seu avatar.

7. O minimapa é uma ótima ferramenta

Fonte:  Stella/Voxel 

Conforme for progredindo em sua exploração em Tibia, seu minimapa irá se tornando mais completo, permitindo até mesmo que se movimente pelas áreas clicando em uma parte escolhida nele, caso ela já tenha sido descoberta, é claro.

Porém, com tantos locais para explorar e missões para concluir, você pode acabar se perdendo um pouco, então utilizar o recurso de marcar lugares importantes é uma excelente opção para não ficar confuso nesses momentos ou até mesmo acabar deixando algo para trás.

Além disso, alguns NPCs também podem marcar partes que podem te interessar, então não deixe de ficar de olho e utilizar as funções do minimapa sempre que puder!


Agora que já descobriu algumas dicas, não se esqueça de realizar o maior número de quests, encontrar aliados, e é claro, aproveitar ao máximo tudo que Tibia tem para oferecer!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.