Bolsonaro anuncia 4ª redução de impostos para videogames

1 min de leitura
Imagem de: Bolsonaro anuncia 4ª redução de impostos para videogames
Imagem: Oleg Krugliak/Shutterstock

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, nesta quinta-feira (16), mais uma redução de impostos para videogames. O chefe do Executivo disse no Twitter que a partir de 1º de julho de 2022, a alíquota para a importação de consoles, máquinas, partes e acessórios cairá de 16% para 12%.

Além disso, Bolsonaro explicou que a alíquota de importação para videogames com telas incorporadas (sendo portáteis ou não) e suas partes será reduzida de 16% para 0%, também a partir do mês que vem.

Esse é o 4º corte de impostos especificamente para o setor de jogos eletrônicos que foi feito pela equipe econômica do atual governo. No último anúncio, feito em agosto do ano passado, a redução foi na alíquota de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na época, as taxas de IPI baixaram de 30% para 20% para consoles e máquinas de jogos de vídeo. Em relação às partes e acessórios de consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela, a redução foi de 22% para 12%.

De acordo com o governo federal, as reduções constantes visam “incentivar o desenvolvimento do segmento de jogos eletrônicos no País — o ramo do setor de entretenimento que mais cresce no mundo”.

Apesar dos cortes, ainda é difícil prever se haverá mesmo queda nos preços e se houver, a partir de quando os consumidores brasileiros conseguirão acessar os valores mais baixos.

Categorias