Como instalar o emulador de PS1 no Android e PC?

2 min de leitura
Imagem de: Como instalar o emulador de PS1 no Android e PC?
Imagem: Divulgação/Square Enix

O PS1 é sem dúvidas um dos videogames mais queridos pelos jogadores e que teve uma base instalada gigantesca para a sua época, com mais de 102 milhões de unidades vendidas no mundo todo. Isso tudo é motivo suficiente para que as pessoas queiram revisitar vários clássicos que marcaram suas infâncias — ou até mesmo conhecer jogos que acabaram deixando passar.

Como recorrer ao hardware original pode não ser uma alternativa prática, uma das melhores formas de experimentar games antigos hoje em dia são os emuladores. Com isso em mente, o Voxel ensina, nas linhas a seguir, como instalar o emulador de PS1 nos dispositivos Android e PC utilizando o RetroArch.

Como instalar o emulador de PS1 no PC

RetroArch está disponível de graça para download na Steam; veja como instalarRetroArch está disponível de graça para download na Steam; veja como instalarFonte:  Reprodução/Bruno Magalhães 

O RetroArch é uma central de emuladores que está disponível gratuitamente na Steam e na Google Play Store. Através dele, os jogadores podem instalar "núcleos", que são basicamente os emuladores de vários dos sistemas suportados pelo programa.

Isso torna todo o processo muito mais fácil, já que toda a instalação pode ser feita pelo próprio RetroArch em poucos cliques. Veja como fazer isso no PC:

  1. Acesse a página oficial do RetroArch na Steam;
  2. Clique no botão verde Jogar para dar início ao download;
  3. Inicie o RetroArch através da Biblioteca e navegue até "Gerenciar núcleos";
  4. Procure por PCSX ReARMed e clique em Instalar núcleo para concluir.

E isso conclui a instalação. Caso você não tenha a plataforma Steam instalada ou não saiba do que se trate, vale conferir este tutorial.

Como instalar o emulador de PS1 no Android

RetroArch também está disponível para download gratuito na Play Store; veja como instalarRetroArch também está disponível para download gratuito na Play Store; veja como instalarFonte:  Reprodução/Bruno Magalhães 

Nos celulares Android, o processo também é bastante simples. A interface do RetroArch é um pouco diferente para se adaptar à tela dos dispositivos e alguns emuladores podem ser diferentes, mas ainda assim é bastante intuitiva. Veja o processo a seguir:

  1. Acesse a página oficial do RetroArch na Google Play Store. Atente-se ao nome da desenvolvedora, que é a Libetro;
  2. Clique no botão verde Instalar e selecione o dispositivo desejado para iniciar o download;
  3. Com o emulador aberto na tela inicial, clique em Carregar núcleo e em Baixar um núcleo para acessar a lista de emuladores;
  4. Navegue pela lista até encontrar o núcleo Sony - PlayStation (PCSX ReARMed) e clique para iniciar a instalação.

Agora você está pronto para começar a explorar os clássicos do PS1 onde quiser. O emulador também traz configurações mais avançadas para quem deseja ajustar a escala de vídeo, interface e outras opções, então vale explorar e encontrar a que mais for do seu agrado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.