RetroArch traz emuladores de PS1, N64 e mais para a Steam

1 min de leitura
Imagem de: RetroArch traz emuladores de PS1, N64 e mais para a Steam
Imagem: Imagem: Steam/Reprodução
Avatar do autor

O software RetroArch, que agrega vários emuladores de consoles antigos, chegou nessa terça-feira (14) à Steam. Isso significa que você pode se divertir com vários jogos antigos no seu PC. Porém, mais do que isso, significa que esses emuladores vão chegar também ao Steam Deck — e é aí que a história começa a ficar mais interessante.

Milhares de games antigos na sua mão

Fonte:  Shutterstock 

Para quem tem experiência com emuladores, o RetroArch não traz tanta novidade: ele permite rodar games antigos de PS1, Nintendo 64, Game Boy e outros consoles dos anos 80 a 2000.

A questão é que ele simplifica essa experiência, com um processo de instalação mais fácil, em especial se você estiver usando a Steam. Isso, por si só, já é interessante para jogadores mais casuais. Mas quando você pensa em jogar milhares de títulos antigos direto nas suas mãos, aí temos uma boa novidade — é isso que o Steam Deck com RetroArch vai permitir.

O portal VentureBeat chegou a dizer que o RetroArch pode ser o app "matador" do Steam Deck — aquele app que vai chamar todo mundo para o dispositivo. Será que é para tanto? Aí você pode dar sua opinião nos comentários, mas euzinho aqui confesso que compraria um Steam Deck para jogar games do PS1 ou os jogos de plataforma antigos da Nintendo.

Falando no Steam Deck, aqui você pode ler mais novidades sobre o console portátil da Valve, que deve chegar em dezembro — e esperamos que não custe um rim. Mas, enquanto ele não é lançado, você já pode aproveitar o RetroArch na Steam no seu computador.

Apenas alguns núcleos, por enquanto

Vale mencionar que o RetroArch já estava disponível há algumas semanas para plataformas como o próprio Windows e até celulares, mas sua chegada à Steam é uma boa notícia, já que facllita o download, permite compartilhar updates com a comunidade, e salvar seu progresso na nuvem, entre outras vantagens.

Porém, é importante observar que nem todos os emuladores do software estão disponíveis já nesse lançamento do dia 14: apenas NeoGeo, PlayStation 1, Nintendo 64 e Game Boy Advance, por enquanto. Mas a desenvolvedora Libretro, que lançou o app em código aberto, deve trazer outros núcleos (é assim que cada emulador é chamado) para a Steam em breve.