10 jogos esquecidos de Star Wars

5 min de leitura
Imagem de: 10 jogos esquecidos de Star Wars
Imagem: LucasArts/Divulgação

Desde que chegou aos cinemas, Star Wars se tornou extremamente popular, conquistando fãs de todas as idades ao redor do mundo. A "ópera espacial" contava a história de Luke Skywalker, um jovem aparentemente comum que descobria ser especial e treinava seus novos poderes para combater o mal pela galáxia.

Com tamanha popularidade, é claro, a série cinematográfica criada por George Lucas (e que hoje é de propriedade da Disney) se tornou uma verdadeira franquia multimídia. O universo fictício logo foi adaptado para outros formatos, rendendo histórias em quadrinhos, livros, desenhos animados e, é claro, video games.

Jogos esquecidos da série Star Wars

Com tantos jogos saindo ao longo dos anos desde o lançamento da franquia, é de se esperar que alguns títulos desaparecessem da memória dos fãs ou até mesmo sejam desconhecidos para a turma mais jovem. A seguir, você confere 10 games de Guerra nas Estrelas que foram esquecidos ou sobre os quais os fãs mais novos talvez nem tenham ouvido falar.

Kinect Star Wars

Lançado em 2012, o jogo exigia o uso do Kinect, o dispositivo de controle por captura de movimentos da Microsoft. Com jogabilidade on rails, o game era controlado da seguinte maneira: exceto pelo avanço pelas fases, toda a movimentação do personagem era comandada por meio de movimentos dos braços e pernas dos players.

Era possível avançar ou recuar durante batalhas, saltar em plataformas e usar o sabre de luz com o braço direito e os poderes da Força com o braço esquerdo. Na época de seu lançamento, a recepção não foi muito calorosa e o título aos poucos foi caindo no esquecimento.

Star Wars: Bounty Hunter

Funcionando como uma espécie de prelúdio de Star Wars: Episódio II — Ataque dos Clones, o game acompanhava o caçador de recompensas Jango Fett antes de ele se tornar o modelo para os clones do exército da República.

A mando de Darth Sidious, o Conde Dookan instrui Jango a eliminar a líder de um culto visto como uma ameaça aos planos do mestre Sith. Dessa forma, o Conde poderia concluir duas tarefas: exterminar a adversária e encontrar a pessoa que serviria como molde para os clones criados no planeta Kamino.

Star Wars: Dark Forces

Lançado na década de 1990 para PC, Dark Forces tentava seguir uma abordagem mais "realista" e pé no chão do que alguns dos títulos da série lançados até então. O FPS era dividido em missões com informações e objetivos claros, com cada fase sendo baseada em locais vistos na franquia anteriormente, como o planeta Coruscant e a nave de Jabba, por exemplo.

Apesar de a versão para MS-DOS não alcançou resultado tão satisfatório, o jogo foi bem recebido pela crítica e chegou a ser comprado a Doom, que na época era um dos grandes destaques do mundo dos games. Dark Forces resultou em duas sequências, Jedi Knight: Dark Forces II e Jedi Knight II: Jedi Outcast, além de ter apresentado Kyle Katarn, um dos personagens mais famosos da agora denominada série Legends.

Star Wars: Empire at War

Um dos poucos representantes do gênero RTS, Empire at War deixava para trás toda a ação em primeira ou terceira pessoa no controle de cavaleiros Jedi, caçadores de recompensa e soldados rebeldes ou do Império. Aqui, jogadores tinham uma genuína experiência de estratégia em tempo real na qual deviam controlar facções da Aliança Rebelde ou do Império Galáctico, controlando ações de batalhões, fazendo a manutenção das bases e por aí vai.

Star Wars: Episode I — The Gungan Frontier

Lembra de Spore, o game no qual jogadores criavam microrganismos vivos e acompanhavam sua trajetória de evolução? Pois bem, The Gungan Frontier era quase isto — ou, pelo menos, sua proposta era bastante parecida.

Neste título, o papel do jogador era auxiliar a colonização de Ohma-D'un, uma das luas do planeta Naboo. Para tal, era preciso criar um ecossistema balanceado, inserindo plantas e seres vivos ao ambiente, acompanhando e auxiliando seus respectivos crescimentos e reproduções. Se quisessem mudar as coisas drasticamente, era possível até mesmo causar desastres na superfície da lua, como a proliferação de doenças e tremores de terra catastróficos, por exemplo.

Star Wars: Knights of the Old Republic II — The Sith Lords

Não é segredo algum que KotOR é um dos jogos mais famosos e adorados da franquia, sendo até hoje comemorado e relançado (e tendo até mesmo um remake programado para os próximos anos). Sua continuação, porém, não costuma receber o mesmo carinho e tratamento VIP.

Baseado no período da Velha República, aproximadamente 4 mil anos antes do Episódio I — A Ameaça Fantasma, KotOR II —The Sith Lords se passa 5 anos depois do antecessor e acompanha outro personagem. Nesta continuação do famoso RPG, jogadores deviam procurar outros Jedi para combater a ameaça Sith que está assolando a galáxia.

Star Wars: Obi-Wan

Exclusivo do primeiro console Xbox, este jogo acompanhava Obi-Wan desde um pouco antes dos eventos vistos em Star Wars: Episódio I — A Ameaça Fantasma. Jogadores deviam controlar o padawan em algumas missões, incluindo diversas situações vistas no filme que deu início à trilogia prequel.

Por não oferecer suporte à retrocompatibilidade, o game caiu no quase total esquecimento.

Star Wars: Shadows of the Empire

Lançado para o Nintendo 64 em 1996 e no ano seguinte para PC, Shadows of the Empire era um jogo de ação e aventura dividido em quatro capítulos, incluindo um baseado na Batalha de Hoth.

No controle do contrabandista Dash Rendar, jogadores tinham a missão de auxiliar o lendário Luke Skywalker no resgate de sua irmã, a Princesa Leia, que havia sido aprisionada pelo Príncipe Xizor.

Star Wars: Super Bombad Racing

Lançado em 2001 para o PlayStation 2, Super Bombad Racing era basicamente um jogo de corrida de karts de Star Wars. Jogadores controlavam personagens vistos em Episódio I — A Ameaça Fantasma, mas seus visuais eram um tanto diferentes: no jogo, todo tinha características chibi (corpo pequeno, cabeças enormes e feições "fofas"). Nem precisamos dizer que a recepção não foi exatamente das melhores, né?

Star Wars: The Clone Wars — Lightsaber Duels

Inspirado na animação do Cartoon Network, Star Wars: The Clone Wars — Lightsaber Duels tinha como objetivo entregar um jogo fiel o suficiente para que os jogadores se sentissem no controle de episódios do programa de TV. De fato, as fases e missões do jogo eram inspiradas nos eventos vistos no filme animado e em alguns capítulos específicos da animação.

A ideia era inserir os players no desenho animado e oferecer a sensação de ser um verdadeiro cavaleiro Jedi. Quando chegou ao Wii, porém, o resultado não foi exatamente o esperado: os controles não eram tão responsivos assim, com jogadores sentindo dificuldades para controlar o sabre de luz e os poderes da força usando o Wii Remote e o Nunchuk.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.