Genshin Impact: quais as diferenças das versões mobile e console?

4 min de leitura
Imagem de: Genshin Impact: quais as diferenças das versões mobile e console?
Imagem: HoYoverse/Divulgação

Desenvolvido pela HoYoverse e lançado em 2020, Genshin Impact é um RPG de ação bastante popular. Algo que contribui para a popularidade do game é a possibilidade de jogá-lo em diferentes dispositivos, como computadores, consoles e telefones celulares.

Além de conferir nossas dicas para iniciantes no jogo, se você está cogitando a possibilidade de começar a se aventurar pelo mundo de Teyvat, é importante saber qual plataforma é ideal para você e o seu estilo de jogo. A melhor forma de fazer isto é identificando as principais diferenças entre as diferentes versões do título, e é justamente sobre isto que vamos falar neste texto.

Quais são as diferenças entre versões de Genshin Impact?

Por estar disponível em diferentes meios e plataformas, a experiência de jogar Genshin Impact acaba sendo bastante diferente em PCs, no PlayStation 4 (e no PS5 via retrocompatibilidade) e em dispositivos móveis. E não estamos falando apenas do visual: a forma como você controla os personagens, a performance e até mesmo a possibilidade de continuar seu progresso entre diferentes dispositivos são bastante influenciados pela sua plataforma de escolha.

Visual e resolução

Um dos principais pontos levados em consideração pelos jogadores costuma ser a apresentação visual. Neste caso, Genshin Impact vai parecer muito mais bonito e detalhado em suas versões para PC e PlayStation — mas o game não deixa nada a desejar nos celulares. Por causa da telinha menor, que acaba mascarando a resolução mais baixa, a versão mobile do título continua sendo muito bonita.

O game é bem flexível em relação à capacidade de desempenho dos dispositivos em suas versões para computadores e celulares, permitindo aos jogadores alterar as opções de gráficos para obter os melhores resultados de performance. O mesmo não acontece no PS4, que roda em uma configuração de gráficos padronizada e fixa.

Controles

Cada versão de Genshin Impact oferece diferentes opções de controles que vão de encontro com as capacidades e o hardware dos dispositivos onde o game é jogado. No computador, por exemplo, por padrão o título usa a dobradinha teclado e mouse como configuração de controles. Já no caso do PlayStation, o jogador utiliza o DualShock (ou o DualSense no PS5) para executar todas as ações. Em ambas as versões é muito mais fácil mirar e controlar a câmera.

Já nos celulares Android e iOS, o jogo utiliza a tela de toque dos dispositivos. Isto significa que, na hora de mirar ou mover a câmera, é preciso usar os dedos — consequentemente atrapalhando a visualização do que está acontecendo na telinha. Além disso, comandos que demandam maior precisão (como mirar com o arco, por exemplo) não funcionam tão bem quanto no controle do PS4... e a versão mobile não permite o pareamento de controles, forçando jogadores a usar a touchscreen.

Progresso e salvamento

Quem não quiser desgrudar de Genshin Impact e explorar o mundo de Teyvat a qualquer hora e em qualquer lugar vai ficar feliz de saber que o jogo tem cross-save entre as versões para PC e mobile. Isto significa que você pode começar a missão no computador, salvar o jogo e continuar jogando no celular a caminho da escola ou do trabalho.

Isto infelizmente não se aplica à versão para PlayStation: neste caso, o salvamento cruzado somente funciona entre PS4 e PS5. Se a sua intenção é poder curtir o jogo dentro e fora de casa, talvez os consoles da Sony não sejam a melhor opção.

Desempenho

Este ponto é um pouco mais complexo e mais difícil de exemplificar com exatidão, já que a performance do jogo pode variar bastante de acordo com o hardware que você tem à disposição. Sabemos que Genshin Impact roda em celulares Android, mas o desempenho do jogo vai ser diferente em um telefone de entrada de 2020 e em top de linha lançado este ano, por exemplo. O mesmo vale para aparelhos iOS e PCs, que podem ter diferentes configurações de hardware.

Mesmo no PlayStation pode haver alguma diferença de performance: o jogo definitivamente vai rodar bem melhor no PS5 e no PS4 Pro, por exemplo, mas terá desempenho mais do que satisfatório no PlayStation 4 padrão. No PS5, o desempenho fica na casa dos 60 fps, enquanto no PS4 e PS4 Pro o objetivo é alcançar a casa dos 30 quadros por segundo.

Além disso, o PS5 e o PS4 Pro rodam o game em 2160p (ou 4K), enquanto o PS4 base renderiza a imagem em 1080p. Entre o PS4 Pro e o PS5, há diferenças nos quesitos gráficos, como sombras, oclusão de ambiente e distância de renderização de objetos.

De qualquer forma, independente da versão, continua valendo a seguinte lógica: o jogo vai rodar muito melhor, muito mais liso e com desempenho muito mais alto, em hardware mais recente e de maior qualidade.

Onde devo jogar Genshin Impact?

Aqui realmente não tem mistério, isto vai depender única e exclusivamente de você. Seu estilo de jogo, preferência de plataforma, nível de exigência e até mesmo a sua rotina são fatores importantes a serem levados em consideração na hora de escolher onde você vai curtir o RPG da HoYoverse.

A boa notícia é que agora você conhece as maiores diferenças entre as versões de Genshin Impact para PC, consoles e mobile, então é só analisar cada ponto e escolher onde vai baixar e jogar o popular action RPG gratuito.