The Legend of Zelda: confira 12 curiosidades sobre a franquia!

4 min de leitura
Imagem de: The Legend of Zelda: confira 12 curiosidades sobre a franquia!
Imagem: Pocket Lint

The Legend of Zelda é uma série de jogos criados pela Nintendo a partir dos anos 80 e foi um dos primeiros RPGs eletrônicos a fazer muito sucesso no mundo todo. A história se passa no reino de Hyrule, onde o protagonista, Link, que é um jovem herói pertencente à raça Hylian, enfrenta várias aventuras que se desenrolam nos diversos jogos da franquia.

Se você é um dos incontáveis fãs do universo de The Legend of Zelda, este texto é especial para você. Confira a seguir 12 curiosidades sobre a série da Nintendo.

1. A série Zelda começa pelo fim

(Fonte: The Video Games Tribe)(Fonte: The Video Games Tribe)Fonte:  The Video Games Tribe 

Cronologicamente falando, o primeiro jogo The Legend of Zeldade 1986, seria o último. A lógica é a seguinte: os dois primeiros jogos acontecem em um universo alternativo no qual Link não conseguiu derrotar Ganon em The Ocarina of Time, lançado em 1996.

Pela ordem do tempo, o jogo Skyward Sword, de 2011, seria o primeiro da série. Por mais que pareça confuso, faz sentido para uma série que fala também sobre viagens no tempo.

2. Link é canhoto

(Fonte: Olhar Digital)(Fonte: Olhar Digital)Fonte:  Olhar Digital 

Na maioria dos jogos, o herói de The Legend of Zelda é retratado como canhoto. Isto acontece nos jogos de Nintendo, Super Nintendo, Gameboy, Gamecube, Nintendo DS e Nintendo 64. A exceção é o jogo Twilight Princess para Wii, em que Link é retratado como destro.

3. Inicialmente, The Legend of Zelda tinha como música-tema o Bolero de Ravel

O tema original de The Legend of Zelda era o Bolero de Ravel. A música, criada em 1928, é considerada a obra mais famosa do compositor francês Maurice Ravel. É um verdadeiro clássico frequentemente revisitado em peças e filmes.

O compositor Koji Kondo reorganizou a famosa composição em versão orquestral para o Nintendo. Depois que o trabalho estava pronto, ele descobriu que a música ainda estava restrita por autorais. Por conta disso, Kondo virou a noite e compôs o famoso The Legend of Zelda Theme.

5. O nome Zelda foi tirado da literatura

(Fonte: Domestika)(Fonte: Domestika)Fonte:  Domestika 

O nome da princesa mais famosa da Nintendo saiu da literatura. Zelda faz referência a Zelda Fitzgerald, romancista, poetisa e pintora, que foi casada com o escritor F. Scott Fitzgerald.

6. O jogo tem uma homenagem a um falecido CEO da Nintendo

(Fonte: Zeldapedia)(Fonte: Zeldapedia)Fonte:  Zeldapedia 

No jogo Breath of the Wild, de 2017, há uma bela montanha chamada Satori, que Link escala. A montanha foi nomeada em homenagem a Satoru Iwata, programador e empresário japonês que atuou como diretor da Nintendo de 2002 até 2015, quando morreu de câncer.

7. A Nintendo não acreditava que The Legend of Zelda seria popular nos Estados Unidos

(Fonte: Olhar Digital)(Fonte: Olhar Digital)Fonte:  Olhar Digital 

Quando The Legend of Zelda foi lançado no Japão, em 1986, fez imediatamente muito sucesso. No entanto, Minoru Arakawa, que era presidente da divisão americana da Nintendo, tinha dúvidas de que o jogo poderia emplacar nos Estados Unidos. Ele julgava que o jogo seria muito complexo e desafiador para o público americano.

Para lidar com isso, a Nintendo abriu uma linha telefônica gratuita que os jogadores poderiam ligar para obter dicas sobre o game. Deu tão certo que em seguida a empresa passou a cobrar por essas ligações.

8. A estética do jogo foi inspirada na infância de seu criador

O designer de jogos Shigeru Miyamoto, um dos criadores de The Legend of Zelda, pegou elementos de sua infância para bolar o cenário do jogo. Ele usou como referência lembranças da sua juventude passada em pequena vila perto de Kyoto, onde brincava em florestas.

As masmorras que aparecem em Zelda, segundo ele, remetem à casa em que Miyamoto passou sua infância, que era cheia de portas e parecia um labirinto.

9. Além de Zelda,  Shigeru Miyamoto criou outras franquias muito famosas

(Fonte: Video Games Chronicle)(Fonte: Video Games Chronicle)Fonte:  Video Games Chronicle 

Além de ser um dos criadores do universo do jogo The Legend of Zelda, Shigeru Miyamoto também participou da criação de Donkey Kong e Super Mario Brothers. 

Em Zelda, ele arriscou outro tipo de funcionamento de jogo. Ao invés de os jogadores buscarem pontuações altas, o RPG era focado na exploração do cenário e na investigação de problemas – o que era um conceito totalmente novo para a época. Por isso, muita gente considera a franquia Zelda um jogo "Anti-Mario".

10. Para criar Zelda, os desenvolvedores se inspiraram em Indiana Jones

(Fonte: Cinema com Rapadura)(Fonte: Cinema com Rapadura)Fonte:  Cinema com Rapadura 

Em uma entrevista, Shigeru Miyamoto falou sobre o processo de criação de The Legend of Zelda e citou os filmes protagonizados pelo arqueólogo Indiana Jones como uma grande inspiração.

Sua declaração foi: “os filmes Indiana Jones também saíram por volta dessa época. Eu queria recriar esse tipo de aventura em um jogo e as pessoas que jogavam RPG na época estavam sempre se gabando da força dos seus personagens e telefonando umas para as outras para trocarem esse tipo de informações. Com um mundo de espadas e magia como tema, decidi criar um jogo de aventura baseado numa caça ao tesouro. E assim surgiu The Legend of Zelda”.

11. Robin Williams batizou sua filha em homenagem ao jogo

Um fã famoso de The Legend of Zelda é o saudoso ator Robin Williams, falecido em 2014. Williams batizou sua filha como Zelda por conta do jogo, que ele amava.

O ator sempre se declarou um grande fã do jogo. Zelda nasceu em 1989, poucos anos depois do lançamento do primeiro game. A princípio ela não gostava de seu nome, mas, com o tempo, passou a adorá-lo.

12. Há um crossover entre The Legend of Zelda e Super Mario Bros

(Fonte: The Gamer)(Fonte: The Gamer)Fonte:  The Gamer 

Sabe-se que Shigeru Miyamoto tentou manter os universos de Zelda e Mario tão separados quanto fosse possível. Porém, há um cruzamento entre as duas franquias. Em alguns momentos da série Zelda, aparece um inimigo chamado "Piranha Plant". Ele é mais conhecido por ser a praga que suja o cachimbo de Mario.

Mario também homenageou Zelda. Em Super Mario Bros 3, há um efeito sonoro saído do apito mágico da série de RPG. Além disso, Mario e Link apareceram juntos em vários merchandisings da Nintendo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.