Quem se divertiu com a versão de Grand Theft Auto 5 nas versões para PlayStation 5 e Xbox Series X/S provavelmente deve ter se deparado com algum conteúdo transfóbico nessas edições, algo que a Rockstar removeu recentemente.
Diversos jogadores estão relatando em sites variados mudanças nesse tipo de conteúdo. A figura de Captain Spacetoy, por exemplo, não apresenta mais a genitália que pode ser trocada (algo que vinha escrito em sua caixa, encontrada no E&E). Agora, ele conta com uma roupa um pouco mais reservada e apresenta uma posição extravagante de vômito.
Outra mudança reparada pela comunidade (como é o caso do usuário Kirsty Cloud no Twitter) é o fato de a produtora ter desabilitado caricaturas de drag queens de aparecerem fora de Cockatoos — o que algumas pessoas podiam considerar como estereótipos bastante desrespeitosos. Entretanto, este conteúdo em específico ainda está presente no Director Mode.
In new-gen GTAV/GTAO, Rockstar appear to have disabled the trans caricatures or “drag queens” from spawning outside Cockatoos. This could be following a plea from OutMakingGames last year. I hope this provides comfort to anyone who felt these NPCs depicted harmful stereotypes ??????
— Kirsty Cloud (@kirstycloud) April 8, 2022
Vale mencionar que também foram removidos todos os tipos de comentários homofóbicos dos protagonistas, o que pode ter relação com uma campanha feita pela equipe Out Making Games, que tem membros da indústria que fazem parte do grupo LBGT+. Em setembro do ano passado, eles haviam enviado uma carta à Rockstar pedindo a remoção desse tipo de conteúdo, algo que foi aparentemente ouvido pela empresa.
E você, havia reparado nessas mudanças? Deixe a sua mensagem no espaço destinado aos comentários.
Fontes
Categorias