Unreal Engine 5: novo motor gráfico está disponível para download

1 min de leitura
Imagem de: Unreal Engine 5: novo motor gráfico está disponível para download
Imagem: Epic Games/Reprodução

A Epic Games anunciou, nesta terça-feira (05), que a Unreal Engine 5 (UE5) já está disponível para download. Anunciado em maio de 2020, o motor gráfico para a nova geração de consoles ganhou mais detalhes durante o evento State of Unreal.

A promessa da Epic é que a tecnologia consegue renderizar mundos em tempo real e com vários detalhes e alta fidelidade, alcança desempenhos de pelo menos 60 FPS, permite o trabalho simultâneo de vários programadores em uma mesma região e mais.

“Com este lançamento, pretendemos capacitar equipes grandes e pequenas para realmente ultrapassar os limites do que é possível, visual e interativamente. A UE5 permitirá que você obtenha conteúdo e experiências 3D em tempo real de última geração com mais liberdade, fidelidade e flexibilidade do que nunca”, disse a desenvolvedora.

Unreal Engine 5

O poder da ferramenta foi testado em The Matrix Awakens, uma demo interativa lançada no ano passado gratuitamente para PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Desenvolvedores já confirmaram que o novo motor gráfico está sendo utilizado em jogos como Quantum Error e no próximo The Witcher.

Novos recursos

As novidades da UE5 são potencializadas por recursos como o Lumen e Nanite. Enquanto o primeiro é uma solução de iluminação dinâmica, o segundo é um sistema de geometria de micro polígono virtualizado que permite criar uma grande quantidade de detalhes geométricos.

O motor gráfico também apresenta o Virtual Shadow Maps (VSMs), que trabalha com sombras suaves e o Temporal Super Resolution (TSR), que é um sistema de upsampling de alta qualidade que renderiza em resolução muito mais baixa, mas com fidelidade de pixel de saída semelhante aos quadros renderizados em uma resolução mais alta.

Unreal Engine 5

Apesar das várias novidades, a Epic Games explicou que o Lumen e Nanite ainda não foram validados para fluxos de trabalho não relacionados a jogos, mas que essa é uma prioridade para lançamentos futuros.

Além dos consoles da atual e antiga geração, a UE5 também está disponível para desenvolver projetos para PC, Mac, iOS e Android.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.