Pokémon Showdow: como jogar Pokémon online

3 min de leitura
Imagem de: Pokémon Showdow: como jogar Pokémon online
Imagem: Pokémon Showdown

Os jogos oficiais de Pokémon estão todos concentrados nos consoles da Nintendo e dispositivos mobile, mas também é possível colocar os monstrinhos para lutar no PC graças ao game Pokémon Showdown, um projeto idealizado por fã que é focado apenas nos combates multiplayer!

No site oficial do jogo lançado em outubro de 2011, você pode começar a batalhar sem precisar baixar nada, ou fazer o download do aplicativo mobile. A premissa do programa é que você construa e experimente times com quaisquer monstrinhos que já apareceram na série em busca da formação mais forte de todas, como você pode ver no trailer:

A ideia toda é concentrar em um único ambiente online as mesmas condições que você encontraria nas suas batalhas por Wi-Fi nos consoles, mas agora em um só local mais estável. Usamos como principal referência nesse utorial o material presente nos fóruns do Smogon, site que é referência máxima no cenário competitivo do jogo.

Conhecimentos básicos sobre Pokémon Showdown

Antes de mais nada, vamos ensinar como começar a jogar, algo que pode ser um tanto complicado já que o site está todo em inglês. No topo da página de Pokémon Showdown, aperte o botão "play", e então vá até a aba "Choose Name" para digitar o nome pelo qual você gostaria de ser conhecido nas batalhas. Para maior conveniência, você também pode criar uma conta e deixar as suas equipes de criaturas salvas no sistema.

No canto esquerdo da tela você poderá escolher se as batalhas acontecerão em duplas ou em formato simples de apenas um pokémon contra o outro. "Random Battles" seriam lutas aleatórias, enquanto "Anything Goes" tira todas as restrições de regras de uma vez. No vídeo abaixo você confere um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre as lutas, caso ainda tenha dúvidas:

Para começar a construir a sua própria equipe, clique em "Team Builder" também no canto esquerdo, e então em "New Team", o que mostrará quais personagens você pode escolher. Aperte "Add Pokémon" para colocá-los na equipe junto aos seus golpes desejados. Os jogadores mais hardcore certamente vão apreciar poder mexer na Nature, EV e IV de cada criatura, customizando cada um dos 508 pontos disponíveis para realocar entre os atributos.

Quando acabar, é só salvar o time e começar a lutar clicando em "Battle"! Você também pode fazer alguns pequenos ajustes para deixar o jogo com a sua cara clicando na engrenagem no canto superior direito do menu principal depois de fazer o login. Ali, você conseguirá mudar o seu avatar, configurar o chat e até ativar o modo escuro para tornar a tela de jogo e de chat mais fácil de ler. E falando no chat, há alguns comandos que você precisa saber também.

A mensagens que começam com "/", sem as aspas, são comandos que você pode enviar para realizar ações variadas, como /faq (que abre uma lista de perguntas frequentes para tirar as dúvidas mais comuns), /rules (que mostra as regras completas da plataforma), /challenge [nomedojogador] (usado para desafiar a pessoa cujo nome for digitado entre colchetes) e /roomhelp (mostra uma lista dos comandos possíveis de usar por quem está na sala).

Construindo um time para competir

Embora alguns modos de jogo como o "Random Battle" (chamados carinhosamente de "Randbats" pela comunidade) não exijam que você construa um time do zero, oferecendo uma seleção aleatória de batalhas mais imediatistas para aqueles que só querem lutar rápido, competir em batalhas do tipo OU, Monotype e Uber obrigam o jogador a montar uma equipe, o que pode ser feito apertando o botão "Teambuilder" no menu principal.

Esse é um exemplo de como se parece um Pokémon completamente preparado para os combates onlineEsse é um exemplo de como se parece um Pokémon completamente preparado para os combates onlineFonte:  Smogon 

Ubers, por exemplo, não são aplicativos de carona, mas sim um tipo de batalha onde você pode usar qualquer tática e habilidade que não seja banida do meta por ser poderosa demais. Então ao jogar você poderá determinar cada movimento e atributo, passando pelo gênero e nível de felicidade dos monstrinhos. Se violar acidentalmente alguma exigência de regra, o próprio jogo pedirá que você refaça as mudanças na criação do time antes de lutar.

Para a turma mais competitiva que gosta do sentimento de subir de elo e pegar oponentes cada vez mais fortes, ao invés de desafiar diretamente um jogador, escolha o seu time e formato de disputa favoritos no canto superior esquerdo, o que o colocará na fila de espera rankeada. Jogadores de nível similar sempre se enfrentam por aqui, e quanto mais você jogar, melhor calibrado será o sistema.

Será que você vai conseguir melhorar ainda mais o seu nível através desse jogo? Aliás, você já conhecia esse game? Está ansioso para experimentar os seus recursos online? Como é a sua equipe dos sonhos? Conte para a gente nos comentários a seguir!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.