Intel revela a ARC-A, primeira linha de GPUs gamers da empresa

1 min de leitura
Imagem de: Intel revela a ARC-A, primeira linha de GPUs gamers da empresa
Imagem: Intel/Reprodução

A Intel revelou oficialmente, nesta quarta-feira (30), a ARC-A, primeira linha de placas gráficas gamer da empresa. Ao todo, são 5 modelos de GPUs que competirão com a peças da GeForce (Nvidia) e Radeon (AMD) e chegam primeiro embarcados em notebooks com a plataforma gráfica ARC de hardware.

As primeiras GPUs já lançadas são a A350M (para dispositivos ultrafinos) e A370M (dispositivos finos e leves), que estão em aparelhos em pré-venda. A primeira tem 6 núcleos Xe, 6 unidades de ray tracing, 4 GB de memória GDDR6 e 64 bits de largura de memória.

Enquanto isso, a segunda tem 8 núcleos Xe, 8 unidades de ray tracing, 4 GB de memória GDDR6 e os mesmos 64 bits de largura de memória. Confira, abaixo, a configuração completa da linha A de placas gráficas.

Intel

As peças mais “parrudas”, da linha 5 e 7, chegarão ao mercado na 2ª metade de 2022. De acordo com a Intel, as GPUs poderão ser usadas em jogos com resolução em 1080p e permitirão desempenho de 60 FPS (a partir da linha ARC A370M). Os sistemas gráficos Intel Arc 5 e Arc 7 também oferecerão recursos avançados para criação de conteúdo.

Para o público gamer, os produtos contam com parcerias e recursos especiais como as tecnologias DirectX 12 Ultimate (com Ray Tracing, sombreamento de taxa variável, sombreamento de malha e recurso sampler feedback) e tecnologia XeSS de upscaling de imagens baseada em inteligência artificial.

“A Intel trabalha para fornecer drivers prontos para jogos logo no início e mantém parcerias com estúdios de jogos em todo o mundo para garantir que os títulos de última geração sejam otimizados para GPUs Intel Arc e tecnologias como XeSS”, garantiu a marca.

IntelDesempenho das GPUs com alguns dos principais jogos do mercado

Microarquitetura Xe

A empresa confirmou que as GPUs foram construídas a partir da microarquitetura gráfica Xe e Xe HPG. As ferramentas permitem, entre outras coisas, aumento no poder computacional na realização de operações de inferência; aceleração a um amplo conjunto de codecs e padrões de vídeo e recursos para trabalhar com telas HDR de alta resolução.

Intel

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.