Nintendo finalmente comenta sobre lojas do Wii e do DSi estarem offline

2 min de leitura
Imagem de: Nintendo finalmente comenta sobre lojas do Wii e do DSi estarem offline
Imagem: Nintendo

Depois de a Nintendo anunciar o fechamento do eShop do Wii U e do 3DS, jogadores e fãs da marca foram pegos de surpresa ao perderem acesso a outras lojas. Na semana passada, mais especificamente na última quarta-feira (16), usuários dos sistemas perceberam que tanto o Shop Channel do Wii quanto a lojinha do DSi simplesmente ficaram fora do ar — e não voltaram até agora.

O silêncio da Big N não ajudou e, na verdade, só contribuiu para aumentar a ansiedade e o nervosismo na web. Afinal, por mais que os eShops de ambos os dispositivos estivessem desativados há anos, ainda era possível efetuar o download de títulos comprados previamente, algo que não é mais possível há pelo menos sete dias. Agora, finalmente, a gigante dos games japonesa comentou sobre a situação.

Segundo o Kotaku, um porta-voz da empresa disse ao site que "o Wii Shop Channel e o Nintendo DSi Shop estão atualmente passando por uma manutenção". A resposta, embora vaga, promete ainda que a Big N vai "fornecer uma atualização [sobre o caso] em uma data futura".

Na mira da internet por não parecer muito animada em apoiar a preservação de games antigos, a Nintendo foi bastante criticada mais uma vez com o anúncio do fim do suporte às lojas do 3DS e do Wii U. Como ambos os aparelhos têm suas próprias especificidades, principalmente no caso do 3DS e sua tela com 3D estereoscópico, a comunidade gamer e fã da Nintendo tem cobrado da empresa que estes jogos ao menos sejam disponibilizados de outra forma.

Nas redes sociais, muitos jogadores sugerem que os títulos sejam adicionados a algum tipo de virtual console, algo que parece não estar nos planos da Big N. Quando anunciou o fechamento do eShop do Wii U e do 3DS, a empresa disse — em um trecho muito mal recebido e agora removido da postagem original — não ter planos de oferecer títulos clássicos fora do catálogo retrô do Nintendo Switch Online.

No caso do portátil 3D, é até compreensível que vários jogos sejam mais difíceis ou até mesmo impossíveis de portar para outras plataformas sem a necessidade de alterar grande parte (se não toda) a sua estrutura. Mas, de qualquer forma, uma boa parcela da comunidade tem cobrado por uma postura pró-preservação dos games por parte da fabricante japonesa — que, por sua vez, parece um pouco desconfortável com a ideia.

E você, qual é a sua opinião sobre o tema de preservação dos games?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.