12 melhores jogos de terror do Nintendo Wii

5 min de leitura
Imagem de: 12 melhores jogos de terror do Nintendo Wii
Imagem: Konami

O Nintendo Wii é um dos consoles mais vendidos da história e mudou a indústria ao focar nos controles com sensor de movimento. Isso adicionou toda uma nova camada de interatividade e imersão, com elementos de jogabilidade que deram vida a títulos bastante criativos.

Apesar de ser muito conhecida — e, muitas vezes, sofrer certo preconceito — pelos vários títulos casuais ou até infantis, há também um espaço considerável na biblioteca da plataforma para fãs de terror. E ele está presente em vários formatos, desde tradicionais títulos em primeira pessoa com movimentação em trilhos até experiências de exploração, todas com atmosfera tensa e criaturas assombrosas.

A seguir, conheça alguns desses jogos, sem ordem de ranqueamento ou preferência, mas com garantia de bons sustos.

1. Resident Evil 4: Wii Edition

Inicialmente um exclusivo do GameCube, Resident Evil 4 saiu para praticamente todas as plataformas capazes de rodá-lo — e não foi diferente no Wii. Nesta versão, o game ganhou novas opções de controle com base em movimentos dos controles, incluindo mirar e utilizar cortes rápidos com a faca.

Resident Evil 4 Wii Edition.Resident Evil 4 Wii Edition.Fonte:  Nintendo 

Lançado em maio de 2007, o port foi bastante elogiado pela conversão dos controles e tem ainda os conteúdos que ficaram de fora do GameCube, como as missões “Separate Ways", em que você controla a espiã Ada Wong.

2. Dead Space: Extraction

Lançado em 2009, Dead Space: Extraction é uma prequel do primeiro título, explicando eventos ocorridos na nave USG Ishimura durante a extração de um artefato no planeta Aegis VII.

Dead Space: ExtractionDead Space: ExtractionFonte:  EA 

O jogo tem um formato diferente de gameplay, que é em primeira pessoa e com trilhos, com uma narrativa em tempo real e movimentação relativamente livre. O título vendeu mal e a franquia de ficção científica e horror foi direcionada mais para o lado da ação no terceiro capítulo. A série vai ganhar um remake em 2022.

3. Silent Hill: Shattered Memories

Lançado em 2009 pela Climax Studios, Silent Hill: Shattered Memories é uma espécie de reimaginação do primeiro jogo da série. Ele aproveita vários elementos da história de Harry Mason e a busca pela filha perdida, mas também promove mudanças na mitologia da série e principalmente no gameplay.

Aqui, você tem sessões de terapia e testes de personalidade que ajudam a definir e alterar elementos da trama. Além disso, um cenário congelado e foco em se esconder para sobreviver são adicionados no lugar da aparência enferrujada do original. O game teve recepção "ame ou odeie" por parte da comunidade e o principal designer do jogo é Sam Barlow, responsável posteriormente por Her Story e Telling Lies.

4. Fatal Frame 4: Mask of the Lunar Eclipse

Quarto capítulo da franquia, Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse marcou a estreia da série em consoles da Nintendo e permanece até hoje exclusivo do Wii e do mercado japonês — sem contar uma uma tradução não oficial para cópias piratas lançada posteriormente pela comunidade.

O quarto Fatal Frame.O quarto Fatal Frame.Fonte:  Neoseeker 

O jogo se passa dez anos antes do primeiro game e coloca você no controle de quatro personagens diferentes. A premissa básica continua a mesma, com você afastando e capturando espíritos com o auxílio da Camera Obscura e explorando cenários escuros com uma lanterna.

5. Resident Evil: Umbrella Chronicles e Darkside Chronicles

Esses são dois jogos diferentes, mas a proposta e o estilo são os mesmos — por isso, nos permitimos fazer essa gambiarra e considerá-los como um item só. Tanto Umbrella Chronicles quanto Darkside Chronicles contam pequenas histórias entre jogos anteriores da franquia Resident Evil, mostrando a perspectiva de outros personagens, tapando buracos da trama ou recriando momentos icônicos da série.

As capas dos jogos.As capas dos jogos.Fonte:  Capcom 

O formato de tiro sob trilhos não agradou toda a base de fãs, mas ambos os títulos foram elogiados pelos controles sensíveis ao movimento.

6. The Calling

Exclusivo do Wii até hoje, The Calling trata de uma lenda urbana sobre um site misterioso que amaldiçoa quem o acessa. No controle de várias pessoas tentando sobreviver, você precisa investigar o mistério a partir de exploração e interação, além de afastar fantasmas. Os itens utilizáveis incluem um celular, a partir do controle via gestos.

7. Ju-On: The Grudge

O jogo baseado na franquia O Grito foi dirigido por Takashi Shimizu, criador da série para os cinemas e responsável tanto pelo filme original quanto o remake norte-americano. Dividido em histórias, o título abusa de cenários escuros e iluminação via lanterna.

O Grito.O Grito.Fonte:  Nintendo 

Como o jogo é focado em sustos repentinos e baseados também em efeitos sonoros, o estilo não agrada a todos os fãs de terror e as críticas na época foram pesadas. Entretanto, o título é indicado a quem é fã de Kayako, Toshio e a ambientação dos filmes.

8. Manhunt 2

Publicado pela Rockstar Games, Manhunt 2 é um jogo que provocou muita polêmica na época de lançamento pelo alto teor de violência. Você controla um sobrevivente de um hospital psiquiátrico que precisa descobrir o que aconteceu na região, isso enquanto escapa de inimigos insanos e usa armas bastante variadas para executar os oponentes com muitos toques de crueldade.

9. Cursed Mountain

Cursed Mountain.Cursed Mountain.Fonte:  Wikimedia Commons 

O jogo da Deep Silver combina ação e survival horror em um cenário diferente: você é um aventureiro chamado Eric Simmons, que precisa resgatar o irmão após uma expedição em uma montanha que abrigou civilizações antigas e ainda possui artefatos escondidos. Com mecânicas de escalada e combate que se utilizam dos controles do Wii, o terror está presente no clima misterioso e inimigos sobrenaturais.

10. House of the Dead: Overkill

Em um console com tantos jogos de tiro sob trilhos, o rei dessa jogabilidade não poderia ficar de fora. Overkill é um spin-off da franquia House of the Dead, mas com todos os elementos tradicionais da série distribuída pela SEGA. Aqui, como o próprio trailer indica, a trama tem uma pitada de filmes trash. O título recebeu versões para dispositivos móveis e para o PS3, compatível com o PlayStation Move.

11. Resident Evil Archives: Resident Evil e Resident Evil Zero

As capas dos jogos.As capas dos jogos.Fonte:  Capcom 

Mais uma dobradinha da franquia da Capcom. Desta vez, são dois ports de títulos bastante elogiados e também já presentes em outras plataformas: Resident Evil 0 e o remake do primeiro Resident Evil. Em um, você fica sabendo o que aconteceu com Rebecca Chambers antes de sua aparição na trama original, enquanto o outro reconta com gráficos e jogabilidade de ponta os incidentes na Mansão Spencer com a equipe que inclui Chris Redfield e Jill Valentine. A qualidade dos títulos originais foi mantida, com novas opções de controle usando o sensor de movimentos.

12. Obscure: The Aftermath

Também conhecido como Obscure II, o jogo tem um clima que lembra os primeiros capítulos de franquias como Silent Hill e Resident Evil — incluindo aspectos como a dublagem em inglês de qualidade questionável. Aqui, você controla estudantes universitários que precisam sobreviver e explorar ambientes aterrorizantes, com uma jogabilidade cooperativa entre duplas. O título teve versões para diversas plataformas ao longo dos anos, incluindo PC, PS2 e até PSP.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.