DokeV: produtor revela as mecânicas e sistemas do jogo ao Voxel

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Imagem: Pearl Abyss

DokeV é, ao mesmo tempo, um dos jogos mais aguardados e mais misteriosos da atualidade. Com trailers visualmente impressionantes, muito de seu gameplay continua envolto em enigmas, mas nós estamos aqui para ajudar a solucionar esse mistério!

A convite da assessoria nacional do game, nós tivemos a oportunidade de conversar exclusivamente com Sangyoung Kim, o produtor líder de DokeV, e mergulhar no seu mundinho. Confira a seguir como foi o nosso papo:

Não é exagero cravar que DokeV teve o trailer mais chamativo da última GamesCom, em grande parte graças aos seus gráficos que estão bem acima do que estamos acostumados a ver na nova geração. Como o time conseguiu alcançar uma qualidade tão grande?

Sangyoung Kim: Acreditamos que o detalhe visual diz muito sobre a qualidade do nosso desenvolvimento de jogos. Os detalhes criam uma experiência envolvente e sempre trabalhamos muito para cumprir a missão da Pearl Abyss de melhorar continuamente a experiência do jogador.

Houve um pouco de confusão sobre o gênero do jogo, que chegou até a mudar de MMORPG para uma aventura em mundo aberto coletando monstros, certo? Como vai funcionar o gameplay, e o que motivou essa mudança de curso?Sangyoung Kim: Pensamos no rumo do desenvolvimento do jogo enquanto estávamos trabalhando em DokeV. Como resultado, concluímos que o gênero de ação e aventura em mundo aberto poderia ser utilizado para expressar nossa visão para o jogo. Agora estamos indo na direção de desfrutar da jogabilidade diversa em um vasto mundo aberto.É claro que a gente não pode entrar muito no terreno de spoilers, mas como vai funcionar a narrativa de Dokev? Como é o seu mundo, quem você controla, e o que precisa fazer? Qual é a premissa da jornada?Sangyoung Kim: DokeV se passa no futuro próximo em um mundo com inteligência artificial avançada. Uma grande corporação chamada “Company” cria robôs androides usando a tecnologia de IA, o que melhora muito a qualidade de vida. No entanto, para nosso personagem principal, essa corporação é a vilã, porque a tecnologia de IA só é possível prendendo Dokebi no microchip de IA.

Dokebi são criaturas que podem ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos. Originalmente, o protagonista parte em uma aventura para encontrar Dokebi e realizar um sonho. Ao longo do caminho, o protagonista descobre a verdade sobre a “Company” explorando Dokebi como cobaias de teste. A partir daí, ele assume o papel de libertar Dokebi dos robôs e lutar contra a “Company”.

Conforme progridem no jogo, os jogadores receberão várias dicas sobre Dokebi e, eventualmente, farão amizade com eles após cumprirem condições especiais usando as informações dessas dicas e lendo a backstory única de cada Dokebi. Existem alguns Dokebi que você pode coletar facilmente, assim como Dokebi que requerem condições especiais. Será muito divertido para o jogador se envolver em cada história especial de Dokebi.

Para entrar na mecânica real, preciso explicar o conceito de Fragmentos de Sonho (nome provisório). Eles são uma espécie de recurso. Podem ser usados para dar um impulso ao andar de skate ou subir mais alto com um salto no ar enquanto usa o guarda-chuva. Mas cada vez que um Fragmento de Sonho é usado, os drones de patrulha sentem seu uso e voam para pegá-lo. Esses drones de patrulha são como o sistema de segurança da “Company”, então, quando eles voam até você, o combate começa.

Sangyoung Kim, da Pearl Abyss, nos conta tudo sobre DokeV!Sangyoung Kim, da Pearl Abyss, nos conta tudo sobre DokeV!Fonte:  Pearl Abyss 

Os personagens que a gente viu no trailer são modelos fixos ou vai dar para personalizar as crianças com o visual que a gente quiser?Sangyoung Kim: A Pearl Abyss possui profunda experiência e conhecimento técnico para customização de personagens e os jogadores serão capazes de customizar suas roupas, mas revelaremos mais detalhes posteriormente.Que tipo de atividades vai dar para fazer no mundo aberto de Dokev?Sangyoung Kim: Incluindo a White Whale Town, há duas cidades mostradas no vídeo. Não tenho certeza de como expressar a magnitude da ilha, mas você pode pensar assim: as partes da cidade que você viu no trailer são menos de 10% da ilha real. O mapa é grande o suficiente para mantê-lo entretido apenas caminhando e explorando o mundo aberto.

Nós andamos de skate, derrapamos e giramos em torno da ilha dentro da engine do jogo, mas demorou um pouco para fazermos uma viagem completa em torno dela. Como este é um mundo aberto, os jogadores podem ir aonde quiserem e desfrutar da exploração e aventura do mundo aberto com Dokebi. Eles podem conhecer novos Dokebi, conversar com as pessoas e ajudar a solucionar seus problemas.

Há muitas atividades, como pescar e soltar pipas, que você pode vivenciar por meio de minijogos e interações. Estamos tentando fazer com que esse mundo aberto possa ser sentido como um único mundo ao conectar organicamente esses diversos conteúdos.

Houve um esforço de Pearl Abyss em divulgar que DokeV está sendo feito na engine própria da empresa. Que diferenças essa escolha faz? Há algum recurso nela que você considera exclusivo?Sangyoung Kim: Nossa engine de última geração é construída para se adaptar a todos os novos projetos e é muito mais eficaz em termos de desenvolvimento.

Além disso, permite uma representação mais detalhada da profundidade visual (visual depth) e aumenta a distância de renderização. As melhorias nas técnicas de espalhamento atmosférico e iluminação global fornecem uma iluminação mais precisa que leva em consideração o fluxo do tempo e as mudanças espaciais. As cenas cinematográficas e a jogabilidade fluem mais suavemente, o que oferece uma experiência mais envolvente.Vocês já têm alguma ideia sobre como vai funcionar a monetização de Dokev? Ele vai ser um título de preço cheio ou free to play? Vai ter microtransações internas?Sangyoung Kim: Ainda é muito cedo, no estágio de produção, para discutirmos nosso modelo de negócios neste momento.Tem alguma novidade exclusiva que você possa contar em antecipado para a gente que ainda não apareceu em lugar nenhum e que irá animar os jogadores ainda mais?

Sangyoung Kim: Você pode obter algumas dicas no videoclipe que revelamos de ROCKSTAR (exibido no TGA e enviado antecipadamente ao Voxel, como você pode ver abaixo). Existem ali alguns Dokebi que nunca divulgamos.

Você está ansioso pelo jogo? Comente a seguir!