Museu do Xbox revela carta da Microsoft tentando comprar a Nintendo

1 min de leitura
Imagem de: Museu do Xbox revela carta da Microsoft tentando comprar a Nintendo
Imagem: Xbox

A Microsoft disponibilizou nessa semana um divertido museu online para comemorar os 20 anos do Xbox. Entre os muitos itens virtuais da história do vídeo game que os visitantes podem observar, temos uma imagem de uma das cartas do breve período em que a Microsoft tentou comprar a Nintendo.

As negociações aconteceram em 1999 e são vistas hoje em dia pelos executivos da Microsoft como uma grande "viajada" da empresa, mas foi um marco importante na criação do Xbox. Afinal, foi por essa parceria não ter conseguido um andamento que a empresa decidiu se aventurar por si só no ramo dos videogames.

Imagem da carta da Microsoft para a Nintendo, no museu virtual do XboxImagem da carta da Microsoft para a Nintendo, no museu virtual do XboxFonte:  Xbox 

A não pode ser lida na íntegra, mas os trechos que aparecem mostram um pouco do tom das negociações – em que a Microsoft queria marcar reuniões e dar andamento, mas a Nintendo não estava nada empolgada. "Eu entendo as preocupações do Sr. Takeda a respeito de uma possível parceria e vou tentar [rasurado] as diretrizes que ele pediu".

A carta foi escrita por Rick Thompson, que era chefe de hardware para o Xbox na época. A correspondência foi enviada para Jacqualee Story, chefe de negócios da Nintendo para os EUA naquele ano. O "Sr. Takeda" mencionado é Genyo Takeda, que era o chefe de hardware para a Nintendo.

Essa não é a primeira vez que a Microsoft fala abertamente de sua tentativa de comprar a Nintendo. No começo do ano, Kevin Bachus, ex-diretor de relações com terceiros da empresa, falou de maneira mais enfática sobre o erro:

"Eles apenas riram pra caramba. Tipo, imagine uma hora de alguém apenas rindo da sua cara. Aquela reunião foi mais ou menos isso."

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.