Erro no Denuvo deixou vários games bloqueados no fim de semana

1 min de leitura
Imagem de: Erro no Denuvo deixou vários games bloqueados no fim de semana
Imagem: Square Enix

O sistema anti-pirataria Denuvo deu ainda mais um motivo para ser criticado pelos jogadores de PC. Aparentemente, uma simples negligência em renovar um de seus domínios fez com que vários jogos usando o DRM ficassem bloqueados no último fim de semana, entre dia 6 e 8 de novembro.

Diversos jogadores reclamaram em fóruns e redes sociais na internet, citando tanto jogos offline como multiplayer ficando inacessíveis por causa do erro da Denuvo. Alguns dos títulos citados como injogáveis foram Guardians of the Galaxy, Shadow of the Tomb Raider e Yakuza: Like a Dragon.

Mas o que está causando mais revolta é o aparente motivo pra isso. A Denuvo não confirmou qual foi o problema, mas uma teoria bem provável é que a empresa simplesmente esqueceu de renovar um de seus domínios usados na implementação do DRM, bloqueando o servidor e impedindo a validação de muitos de seus jogos que usam seu sistema, fazendo com que ficassem bloqueados para o jogador.

A suspeita vem do fato de que o domínio da Denuvo na Codefusion expirou no dia 24 de setembro, e tinha justamente o dia 7 de novembro como data limite para sua renovação. Agora o domínio consta como renovado e os jogos voltaram a funcionar.

A Denuvo disse apenas que o problema foi resolvido e prometeu "mais melhorias para evitar quedas como essa no futuro".

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.