Apple pode atrapalhar lançamento de games da Netflix no iOS

1 min de leitura
Imagem de: Apple pode atrapalhar lançamento de games da Netflix no iOS
Imagem: Netflix/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Uma das recentes novidades da Netflix foi a área para jogos dentro do app para celulares e tablets. Disponível para Android, os cinco games baseados em atrações da plataforma devem chegar em breve aos dispositivos iOS.

Para isso, o serviço de streaming planeja lançar os títulos de forma individual na App Store. Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, essa seria uma solução para contornar as regras da loja da Apple.

Jogos da Netflix serão disponibilizados como apps individuais na App Store.Jogos da Netflix serão disponibilizados como apps individuais na App Store.Fonte:  9to5Mac/Reprodução 

Para a Bloomberg, o desenvolvedor Steve Moser contou que o acesso aos jogos no iOS será feito através de downloads separados do app principal do serviço de streaming. Uma ação parecida com o que ocorre na versão para Android.

Ao selecionar um título na aba de jogos do aplicativo, a pessoa é encaminhada para uma página do Google Play Store. Após baixar o conteúdo separadamente, o usuário precisa fazer o login com uma conta da Netflix para se divertir com os jogos.

Tudo indica que algo semelhante deve acontecer nos dispositivos iOS. Embora seja uma estratégia que não infringe as regras da App Store, é possível que a Netflix ainda enfrente alguns problemas com a Apple.

No início de novembro, a Netflix lançou espaço para jogos no app mobile.No início de novembro, a Netflix lançou espaço para jogos no app mobile.Fonte:  Netflix/Divulgação 

Como a Apple pode interferir?

Atualmente, a Apple impede que os aplicativos de terceiros na App Store funcionem como um “hub de jogos”. Uma decisão que afetou a estratégia de plataformas de streaming de jogos como o xCloud da Microsoft e o GeForce Now da NVIDIA.

Dessa forma, a Maçã pode impedir que a Netflix disponibilize a aba de jogos na versão do app para dispositivos da marca. Isso pode atrapalhar o conceito “all-in-one” pensado pela plataforma.

A única opção encontrada pelas outras empresas foi oferecer os serviços através de navegadores em dispositivos iOS ou Mac. Contudo, essa não parece ser uma alternativa elaborada pelo streaming ao disponibilizar os jogos mobile para os usuários.