Roblox volta a funcionar após quatro dias de instabilidade

1 min de leitura
Imagem de: Roblox volta a funcionar após quatro dias de instabilidade
Imagem: Roblox

A plataforma de experiências online Roblox voltou ao ar neste domingo (31) após uma grande instabilidade enfrentada pela desenvolvedora, que deixou toda a base de usuários offline ou com dificuldades para manter uma conexão estável no serviço.

Os problemas começaram na última quinta-feira (28), quando as primeiras reclamações sobre a conectividade com a plataforma foram identificadas e geraram muitas reclamações nas redes sociais. No pior momento da instabilidade, muitos usuários nem sequer conseguiam fazer o login para criar mundos ou acessar os jogos de outros membros da comunidade.

No dia seguinte, veio a primeira manifestação da companhia, reconhecendo o problema e confirmando que a correção estava em andamento.

Após mais de 60 horas, na noite de Halloween (horário de Brasília), a equipe confirmou o retorno dos servidores ao estado normal por meio de um aviso na conta oficial da empresa no Twitter.

O que aconteceu?

Inicialmente, muitos usuários culparam uma promoção do Roblox envolvendo a cadeia de restaurantes Chipotle, que começou a valer poucas horas antes do início da instabilidade e poderia garantir burritos de graça a jogadores que moram nos Estados Unidos. Entretanto, a empresa por meio de um post no blog do serviço, forneceu mais detalhes sobre o caso e disse que o problema nada tinha a ver com eventos individuais.

A falha foi estrutural e ocorreu em um dos sistemas mais centrais da plataforma, que apresentou um bug de comunicação que impedia a troca de dados entre o Roblox e os usuários.

O erro veio "pelo crescimento no número de servidores nos datacenters", o que fez com que "muitos dos serviços ficassem incapazes de efetivamente se comunicar e implementar algo". Mais detalhes sobre o bug, que foi considerado mais complicado do que o normal pela equipe, serão fornecidos depois de uma análise completa da empresa sobre o caso.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.