O que é Cheat Engine e o que ele faz?

2 min de leitura
Imagem de: O que é Cheat Engine e o que ele faz?
Imagem: Unsplash

O Cheat Engine é um programa para computador que permite utilizar cheats trapaças, em jogos. A ferramenta permite alterar configurações dos jogos, seja para aumentar o número de vidas, tornar a experiência mais fácil ou mais difícil, entre outros recursos popularmente conhecidos como hacks. Gratuito, o software concede muitas vantagens a quem o utilizar.

Conheça mais:

(Fonte: Sean Do/Unsplash/Reprodução)(Fonte: Sean Do/Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

O que é?

O Cheat Engine é um software de código aberto que permite alterar programas de acordo com seu propósito, podendo variar conforme o jogo ou o usuário. É um programa capaz de ler o arquivo executável e escrever na memória do programa, sendo comumente utilizado para jogos de computador. Portanto, se não encontrou a trapaça que gostaria para aquele game específico, com esse programa você consegue criá-la.

Em que jogos usar?

A maioria dos jogos de computador são compatíveis com o Cheat Engine, devido à sua capacidade de alterar a memória alocada do jogo e ao modo como usa essas informações alteradas. Na teoria, qualquer título pode ser hackeado, desde os mais simples até os mais complexos.

No entanto, não é aconselhável utilizar a ferramenta em jogos online, visto que os servidores conseguem identificar o uso de programas de trapaça. O usuário que for pego utilizando corre o risco de banimento da plataforma e perda de todo o progresso alcançado, sem chance de questionar.

Segundo o site do próprio programa, ele deve ser utilizado somente para “fins educacionais”, uma vez que seu desenvolvedor já teve problemas com a Entertainment Software Association (ESA), por divulgar tabelas com códigos prontos para serem aplicados nos jogos, o que não é mais permitido.

(Fonte: Tmaximumge/PxHere/Reprodução)(Fonte: Tmaximumge/PxHere/Reprodução)Fonte:  PxHere 

Passo a passo

Os primeiros passos para configuração do programa são um pouco mais complexos e exigem certa repetição. O TecMundo organizou esses passos de forma clara para ajudar:

  1. Baixe o programa neste link e siga com a instalação.
  2. Com o Cheat Engine já instalado, abra o jogo que pretende alterar.
  3. Mostre o valor que deseja ser alterado (número de vidas, barra de energia, munição e etc.).
  4. Com o jogo rodando, abra o Cheat Engine.
  5. No programa, clique no ícone de um computador (logo abaixo de "File", no canto superior esquerdo) e selecione o executável do jogo.
  6. Com o executável selecionado, clique em "Open".
  7. Será preciso escanear o valor do parâmetro que será alterado. Por exemplo, se você quer aumentar a vida de 100 para 1000, deve digitar "100" no campo "Value" (valor).
  8. Na caixa "Scan Value", selecione “"Exact value".
  9. Clique em "First Scan".
  10. O Cheat Engine mostrará uma lista de todos os valores relacionados com o número digitado (nesse caso, "100").
  11. Agora, é preciso realizar uma conferência: vá até o jogo e faça seu personagem modificar o valor — diminuir a vida de 100 para 85, por exemplo.
  12. Volte para o Cheat Engine, digite 85 no lugar do 100 e clique em "New Value".
  13. A ideia é diminuir os endereços, tornando o valor cada vez mais específico ao filtrar os dados.
  14. Repita os passos 11 e 12, até que reste somente um endereço.
  15. Quando esse endereço for identificado, será possível alterar o valor desejado, ao clicar duas vezes no endereço e digitar o novo valor — nesse caso, aumentar a vida de 100 para 1000.
  16. Aperte "Enter", e o valor será automaticamente atualizado.
  17. Caso queira tornar o valor fixo (nesse caso, o personagem seria imortal), basta marcar a caixa "Active" ao lado do cheat, listado na parte inferior do programa.

Além de funcionar em uma gama variada de jogos, o Cheat Engine guarda suas modificações e ainda permite criar novos programas de trapaça.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.