Far Cry 6 para PS5 e Xbox Series X não terá suporte a Ray Tracing

1 min de leitura
Imagem de: Far Cry 6 para PS5 e Xbox Series X não terá suporte a Ray Tracing
Imagem: Ubisoft/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

As versões para PlayStation 5 e Xbox Series X|S de Far Cry 6 não terão suporte a Ray Tracing. A informação foi revelada por Stephanie Brenham, líder da equipe de programação 3D na Ubisoft, em entrevista para o Wccf Tech.

A tecnologia, que será um recurso exclusivo do título no PC, é usada para renderizar gráficos 3D usando traçados de raios de luz para criar melhores efeitos de iluminação e sombras, dando um visual mais realista a criações digitais. Desta forma, o hardware é capaz de gerar efeitos de luz e sombra em tempo real, além de permitir a exibição de reflexos e refrações, por exemplo, da forma mais verossímil possível.

Novo Far Cry não terá efeitos de iluminação em tempo real nos consolesNovo Far Cry não terá efeitos de iluminação em tempo real nos consolesFonte:  PlayStation/Divulgação 

Segundo Brenham, o objetivo ao abrir mão do uso da funcionalidade nos consoles seria aproveitar "as novas capacidades de hardware [desta geração], otimizando a performance" para exibir gráficos "4k e alcançando 60 quadros por segundo". Além disso, de acordo com a declaração da programadora, isso garantiria que novos recursos, como o sistema de clima dinâmico do jogo, sejam suportados em todas as plataformas.

Outra funcionalidade que fica de fora nos consoles PlayStation e Xbox é o AMD FidelityFX Super Resolution (FSR), tecnologia de renderização capaz de melhorar a performance de games e aumentar a taxa de fps por upscaling. Como a Ubisoft fechou parceria com a AMD para utilizar a ferramenta para PC, jogadores de console não poderão aproveitar as vantagens do FSR.

Na mesma entrevista, a desenvolvedora elogiou o uso de SSDs nos consoles, afirmando que esta é "uma das muitas novidades que contribuem para um novo nível de qualidade que deve definir a experiência de jogo de nova geração".

Para Brenham, SSDs são provavelmente a maior e mais impactante diferença entre os consoles da geração passada e os da atual. "Carregar [o conteúdo dos jogos] em alguns momentos em vez de alguns minutos é obviamente fantástico e também nos dá um paradigma diferente comparado os discos rígidos de consoles antigos", completou a programadora.

Far Cry 6 será lançado no dia 7 de outubro deste ano.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.