Five Nights at Freddy's: conheça todos os jogos da franquia

4 min de leitura
Imagem de: Five Nights at Freddy's: conheça todos os jogos da franquia
Imagem: Steam

Five Nights at Freddy's é uma das franquias de terror mais populares dos últimos anos. O game apresenta monstrinhos mecânicos assassinos, cujo passatempo favorito é dar grandes sustos nos jogadores. Desde o primeiro título, lançado em 2014, a série já conta com quase dez versões, além de um novo capítulo chegando em breve.

Hoje o TecMundo apresenta uma lista com todos os games já lançados pela franquia. Confira!

Five Nights at Freddy's (2014)

No controle de um vigia noturno de uma pizzaria, você precisa investigar o comportamento de bonecos eletrônicos que vagam pelo local como se estivessem vivos. Para isso, é preciso monitorar o sistema de câmeras, e não deixar que esses monstrinhos ataquem você achando que é um “endoesqueleto” de um robô fora da roupa.

Five Nights at Freddy'sFive Nights at Freddy'sFonte:  Steam 

O jogo está disponível para iOS, Android, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Five Nights at Freddy's 2 (2014)

Depois do sucesso do primeiro capítulo, no mesmo ano foi lançada uma sequência do game. A grande diferença fica por conta da jogabilidade, agora é possível usar uma lanterna e uma máscara de Freddy para evitar ser atacado pelas criaturas eletrônicas.

Five Nights at Freddy's 2Five Nights at Freddy's 2Fonte:  Steam 

O jogo está disponível para iOS, Android, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Five Nights at Freddy's 3 (2015)

Trinta anos se passaram depois do segundo capítulo. A pizzaria, fechada na época, agora se transformou em uma casa mal-assombrada, e cabe mais uma vez ao vigia noturno ter que enfrentar as criaturas que ganham vida à noite. A grande novidade dessa vez é a possibilidade de prender os monstros em dutos de ventilação, porém, caso fique por muito tempo sem ar, você pode começar a ter alucinações.

Five Nights at Freddy's 3Five Nights at Freddy's 3Fonte:  Steam 

O jogo está disponível para iOS, Android, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Five Nights at Freddy's 4: The Final Chapter (2015)

O quarto capítulo da franquia muda um pouco a ambientação e tem um enredo bem diferente. Nele, você controla um garotinho que deve se proteger em casa da ameaça das perigosas criaturas eletrônicas. Para isso, ele deve trancar armários, portas e sempre vigiar o corredor para evitar a aproximação dos bonecos.

Five Nights at Freddy's 4: The Final ChapterFive Nights at Freddy's 4: The Final ChapterFonte:  Steam 

O jogo está disponível para iOS, Android, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Five Nights at Freddy's: Sister Location (2016)

Mudando bastante coisa, o quinto título da franquia coloca os jogadores em uma nova pizzaria: a Circus Baby's Rentals and Entertainment. O jogador precisa sobreviver novamente por cinco noites, mas desta vez tendo que escapar por apertados dutos de ventilação e cumprir diferentes missões ao longo das noites.

Five Nights at Freddy's: Sister LocationFive Nights at Freddy's: Sister LocationFonte:  Steam 

O jogo está disponível para iOS, Android, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Freddy Fazbear's Pizzeria Simulator (2017)

O sexto game da franquia mistura horror com uma pegada de simulador. Durante o expediente, é preciso administrar a famosa pizzaria onde residem as criaturas eletrônicas. Mas à noite, você precisa continuar escapando do ataque dos bichinhos, sem correr o risco de quebrá-los e dar prejuízo para a sua empresa.

Freddy Fazbear's Pizzeria SimulatorFreddy Fazbear's Pizzeria SimulatorFonte:  Steam 

O jogo está disponível para iOS, Android, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Five Nights at Freddy's: Ultimate Custom Night (2018)

Com uma premissa mais curta e diferente, o sétimo jogo da franquia permite que você escolha a criatura da qual você deve se proteger. Ao contrário de cinco noites (como o título sugere), o jogador precisa sobreviver apenas a uma, porém, bem mais intensa que o normal.

O jogo está disponível para iOS, Android, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Five Nights at Freddy's World (2016)

O RPG da franquia foi lançado cercado de polêmicas. Além de uma série de bugs no funcionamento, o jogo fugiu completamente do terror que popularizou a série, sendo considerado um RPG  mais “leve” em que os bonecos são os personagens principais e precisam batalhar contra outras criaturas. O fracasso dessa versão foi tão grande que seu criador a removeu das lojas virtuais e a disponibilizou de graça em seu site oficial.

Five Nights at Freddy's WorldFive Nights at Freddy's WorldFonte:  Divulgação 

O jogo está disponível gratuitamente para Android e PC.

Five Nights at Freddy's VR: Help Wanted (2019)

A versão em realidade virtual do game foi lançada originalmente para PlayStation VR. Entretanto, depois o jogo acabou ganhando uma versão “normal” para os outros consoles. Nele, o seu objetivo é cumprir uma série de pequenas tarefas, enquanto evita o ataque das temíveis criaturas eletrônicas.

O jogo está disponível para Oculus Quest, PS VR, iOS, Android, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Five Nights at Freddy's: Security Breach (Ainda não disponível)

O próximo game da franquia deveria ter sido lançado este ano, mas acabou sendo adiado. Até o momento, não há uma data específica para a chegada daquele que promete ser o projeto mais ambicioso da série, já que a sua ambientação trará não apenas uma pizzaria, mas um complexo enorme com dezenas de salas e localidades para serem protegidas. Além, é claro, de muitos monstrinhos.

O jogo será lançado para PS4, PS5 e PC.

E você, o que acha da franquia? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.