YouTuber modifica mini game para funcionar com energia nuclear!

1 min de leitura
Imagem de: YouTuber modifica mini game para funcionar com energia nuclear!
Imagem: Ian Charnas

Um YouTuber chamado Ian Charnas resolveu fazer um experimento bastante inesperado usando um daqueles mini games "tudo em um" que fizeram parte da infância de tantas pessoas. Ele conseguiu fazer o gadget funcionar usando energia nuclear.

É uma ideia um tanto inusitada, mas o canal de Charnas é especializado nesse tipo de projeto ambicioso no estilo DIY (faça você mesmo). O que o YouTuber fez, então, foi usar trítio, células fotovoltaicas e baterias especiais para criar um mini game com pilhas que se carregam sozinhas.

Trítio é um isótopo radioativo do hidrogênio. Como todo material com essa propriedade, ele emite energia na forma de calor e luz enquanto acontece sua degradação. Charnas usou uma pequena quantidade do isótopo dentro do gadget, acompanhado de pequeníssimas células fotovoltaicas que captam a luz emitida pelo trítio e a convertem em energia elétrica.

Essa energia é, então, armazenada em baterias especiais, que foram montadas num aparato especial para ligá-las aos contatos onde normalmente se colocariam as pilhas do mini game.

Acessório de energia nuclear com trítio anexado ao mini gameAcessório de energia nuclear com trítio anexado ao mini gameFonte:  Ian Charnas 

O resultado final é um portátil que lhe permite jogar Tetris por mais ou menos uma hora antes de você precisar largar para dar tempo de suas baterias se recarregarem de novo. E as pessoas não precisam se preocupar com a radioatividade emitida pelo trítio colocado ali, porque ela não será nociva à saúde.

Claro que esse formato é inconcebível do ponto de vista comercial. Os materiais saem muito caros e a quantidade de energia gerada que pode realmente ser aproveitada é mínima. A ideia do projeto é mais pela curiosidade do experimento.

Charnas vai sortear o mini game nuclear numa rifa, revertendo os valores que forem arrecadados para uma instituição de caridade que ampara crianças vivendo perto das zonas afetadas pelo desastre de Chernobyl.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.