RE Village: problemas de performance são de software anti-pirataria

1 min de leitura
Imagem de: RE Village: problemas de performance são de software anti-pirataria

Ontem (13), o Voxel abordou as alegações do grupo de pirataria EMPRESS, que afirmava que a remoção da Gestão de Direitos Digitais (DRM) solucionava os problemas de performance em Resident Evil Village para PC. E hoje, o Digital Foundry lançou um vídeo de review técnico do game em seu canal do YouTube, comprovando que a solução realmente funciona. Confira abaixo:

Vale ressaltar que a Digital Foundry é especialista em análises de tecnologias de jogos e hardwares através da utilização de ferramentas personalizadas, e teve que usar uma versão pirata do jogo para realizar o teste, pois no momento, não há forma legal do título para PC sem DRM.

Como podemos ver no vídeo, a ausência do software retira qualquer sttutering (engasgos na performance) durante a morte de inimigos, em efeitos Alpha (transparência, como nos insetos das filhas de Dimitrescu) e em troca de cenários. No gráfico de performance do canal é possível ver picos gigantescos no tempo de milissegundos da renderização de frames nesses momentos.

Alguns deles, como a animação dos inimigos, são menos perceptíveis. Já em outros, como na aparição das vampiras, a performance pode cair para abaixo dos 20 fps mesmo em uma RTX 3080 (que roda, em média, em 120 fps ou mais). No restante da aventura, a remoção do software anti-pirataria traz uma melhoria quase invisível de performance.

Mesmo que esses momentos não sejam constantes durante a campanha de Resident Evil Village, mas estão lá (e são exclusivamente por conta do DRM). Isso reacendeu o debate sobre o uso de Denuvo e outros programas pesados para impedir a pirataria no PC: apesar de necessário, a utilização causa problema aos consumidores.

Então o que eu posso fazer para melhorar a versão de PC?

O Digital Foundry (assim como o Voxel) não incentiva nenhum tipo de pirataria, mas a situação de consumidores terem experiências piores que às de pessoas que não pagaram por Resident Evil Village no PC persiste. Para resolver um dos problemas, o canal recomendou o mod REFramework, que parece solucionar ao menos alguns empecilhos técnicos.

Agora, será preciso esperar para ver se a Capcom irá se pronunciar sobre este problema.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.