GTA 5: programador recria jogo utilizando IA; confira o resultado

1 min de leitura
Imagem de: GTA 5: programador recria jogo utilizando IA; confira o resultado
Imagem: YouTube sentdex/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Mesmo após quase 8 anos de lançamento, GTA 5 continua sendo um dos principais materiais de estudo e modificações do mundo dos games. Até mesmo a Intel já fez pesquisa utilizando o jogo. Desta vez, um programador foi além e recriou parte do título utilizando inteligência artificial.

A “façanha” foi feita por Harrison Kinsley, dono do canal sentdex no YouTube. Ele utilizou o GameGAN para fazer o trabalho, uma rede neural da Nvidia que consegue imitar ambientes de jogos simulando motores gráficos.

A produção demorou 2 meses para ser concluída e contou com a colaboração do desenvolvedor Daniel Kukiela. Confira, abaixo, o vídeo com a explicação sobre o feito e a demonstração jogável rolando.

Em entrevista ao site Eurogamer, Kinsley explicou que ele e Kukiela não sabiam muito sobre a ferramenta GameGAN, mas que o processo foi avançando depois de muita tentativa e erro. “Então tínhamos que aprender fazendo, e nós continuamos fazendo”, disse.

A parte jogável do projeto mostra o carro em uma das rodovias do game e todas as execuções dos comandos funcionando como se fosse o jogo verdadeiro. A recriação também envolve vários os elementos que compõem o cenário, como as sombras debaixo do carro e os reflexos, por causa da luz do sol.

As colisões, porém, estiveram entre os problemas encontrados pelos desenvolvedores. A rede neural demorou para entender qual a reação esperada de um veículo batendo em outro ou na lateral da estrada.

GTA 5

E aí, o que achou do resultado da recriação de GTA 5? Deixe a sua opinião na seção de comentários abaixo!