Valve está desenvolvendo console parecido com Switch, diz site

2 min de leitura
Imagem de: Valve está desenvolvendo console parecido com Switch, diz site
Imagem: Valve/Reprodução

A Valve estaria desenvolvendo, e pode lançar ainda em 2021, um console portátil parecido com o Nintendo Switch. O aparelho tem o codinome “SteamPal”, terá controles, uma tela com tecnologia touchscreen e rodará vários jogos da Steam. A informação foi revelada nesta terça-feira (25) pelo site Ars Technica, que disse que informantes internos garantem que o projeto está a caminho.

De acordo com o site, o aparelho rodará os games via Linux e funcionará como um PC all-in-one. O device está em desenvolvimento em segredo há alguns anos e seu lançamento estaria dependendo somente se os fornecedores de peças conseguirão ou não lidar com a demanda até o final de 2021.

O SteamPal pode ser lançado no mercado com um chip da Intel ou AMD, já que a Nvidia está descartada. Sam Machkovech, editor do Ars Technica que assina a matéria, afirmou que os chips da Intel e AMD são comuns em videogames chineses parecidos com o Switch como o GPD, One-Notebook e Aya.

SteamPal

O possível console da Valve também teria portas USB-C que se encaixariam em monitores maiores. Não se sabe se o aparelho teria uma espécie de dock igual o Switch. Além de um gamepad de botões e gatilhos, a inovação deve ter joysticks.

Machkovech afirmou ainda que não conseguiu confirmar detalhes sobre o hardware como o tamanho da bateria, resolução do display e capacidade de armazenamento e memória. Ele também disse que não conseguiu confirmar o preço do eletrônico, mas disse acreditar que por causa do cenário de escassez de suprimentos o aparelho poderia chegar perto dos US$ 300 (aproximadamente R$ 1,6 mil na cotação atual) do Switch.

Indícios do SteamPal

Além da confirmação de fontes que estão familiarizadas com o assunto, o editor do Ars Technica levantou vários indícios de que o SteamPal estaria mesmo sendo desenvolvido.

De acordo com ele, Gabe Newell, cofundador e executivo da Valve, deixou o assunto no ar quando conversou com crianças de uma escola na Nova Zelândia no início deste mês de maio. Perguntado sobre os planos da empresa para o mercado de videogames, ele respondeu algo como “Você terá uma ideia melhor disso até o final deste ano e não será a resposta que você espera. Você dirá 'Ah-ha! Agora entendi do que ele estava falando’”.

Steam

Outro indicativo da existência do projeto foi dado por Pavel Djundik, do Steam Database. Ele descobriu, nesta semana, um código na Steam que dizia sobre um dispositivo chamado “SteamPal”. O termo é derivado de um código que foi descoberto em setembro de 2020 que se chama “Neptune”. À época, circulava a expectativa que o código se tratava de um novo controle.

Por último, a reportagem lembrou que o aparelho pode ser cancelado ou ter as peças de hardware trocadas, já que a indústria impõe imprevistos e o cenário atual não é o melhor para se lançar aparelhos eletrônicos. A Valve decidiu não se pronunciar oficialmente sobre o assunto após pedidos do site.

E aí, o que acha dessa história toda? Gostaria de um console tipo Switch lançado pela Valve que pode rodar jogos da Steam? Deixe a sua opinião na seção de comentários abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.