Disco Elysium reverte banimento na Austrália e passa a ser 18+

1 min de leitura
Imagem de: Disco Elysium reverte banimento na Austrália e passa a ser 18+
Imagem: https://discoelysium.com/

Em nota, o Review Board confirmou a liberação e classificação indicativa de Disco Elysium: The Final Cut em território nacional, semanas após o game ser banido por apologia às drogas e supostamente utilizá-las como forma de "incentivos e recompensas".

No final de março, poucos dias depois de seu lançamento oficial, Disco Elysium: The Final Cut teve sua classificação recursada pelo Conselho de Classificação do Governo Australiano, sendo acusado de infringir rigorosas leis antidrogas no país ao detalhar o uso de medicamentos proscritos, "promover ou incentivar" sua utilização ao prometer benefícios e trazer informações realistas e rotineiras sobre a prática. Sendo assim, o título ficou impedido de ser comercializado em consoles ou em mídia física em todo o território.

Felizmente, segundo atualização compartilhada pelo Classification Review Board nesta sexta-feira (14), Disco Elysium já está totalmente liberado para venda no mercado australiano e, pela primeira vez em seus dois anos de lançamento, defende uma classificação etária no país, sendo registrado como um título R-Rated (18+) em todas as plataformas. Leia abaixo a nota completa do órgão.

"Na opinião do Review Board, enquanto o uso de drogas ligadas a incentivos e recompensas não pode ser acomodado em R-18+, este jogo fornece desincentivos relacionados ao comportamento de uso de drogas, ao ponto de o uso regular de drogas levar a consequências negativas para a progressão do jogador no jogo. Foram, especificamente, os desincentivos ao uso de drogas que influenciaram o Conselho de Revisão na tomada de decisão. O uso de drogas não é explicitamente retratado no jogo.

O jogo contém linguagem forte e grosseira frequente, muitas vezes usada agressivamente, o que tem um alto impacto. Os temas dentro do game estão relacionados com um detetive investigando um assassinato enquanto também tenta gerenciar seu próprio vício em álcool e recuperar sua vida após o abuso de substâncias. Os temas e referências de drogas dentro do jogo estão indissociáveis."

Disco Elysium: The Final Cut está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC, chegando no terceiro trimestre deste ano para o Nintendo Switch.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.