Resident Evil Village: inspirações e homenagens do game ao terror

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Resident Evil Village: inspirações e homenagens do game ao terror
Imagem: Capcom
Avatar do autor

O título é uma sequência direta de Resident Evil 7, agora com Ethan Winters em busca de sua filha, Rose, em um misterioso vilarejo na Europa que concentra uma série de figuras peculiares. Várias delas têm relação a subgêneros e obras de diversas vertentes do horror, do cinema e da literatura, assim como ocorre desde o primeiro game da franquia. Mas você conhece as inspirações para as principais criaturas de Resident Evil Village?

Antes de adentrar nesse pesadelo, você pode adquirir o novo capítulo da saga na Green Man Gaming (GMG), que oferece chaves digitais oficiais para as versões Standard e Deluxe. A primeira está saindo com 18% de desconto do valor original e a segunda está 20% mais barata.Nos dois casos é possível parcelar em até 3x e tudo com a segurança de uma loja com 11 anos de história e da plataforma Boa Compra.

Lady Dimitrescu

Sendo a personagem mais famosa do game antes mesmo do lançamento, Alcina Dimitrescu é a líder de uma família composta de mais três filhas — todas vampiras sedentas por sangue e tortura.

Lady Dimitrescu e as filhas Bela, Cassandra e Daniela.Lady Dimitrescu e as filhas Bela, Cassandra e Daniela.Fonte:  Capcom 

Segundo o diretor de arte do game, Tomonori Takano, o design da personagem foi construído para fugir das inspirações clássicas de sugadores de sangue. Ainda assim, algumas características permaneceram, e um exemplo disso é que Drácula tinha três noivas em seus aposentos.

A personagem se remete ao comportamento da condessa Elizabeth Bathory, uma nobre que viveu na Hungria do século XVI e torturava camponeses para se banhar no sangue das vítimas.

Retrato de Bathory.Retrato de Bathory.Fonte:  Wikimedia Commons 

A lenda urbana japonesa Hasshaku-sama também influenciou com algumas de suas características: trata-se do fantasma de uma mulher alta, de vestido branco e com um longo chapéu. Morticia, a matriarca da Família Addams, também foi uma das inspirações.

Representação de Hasshaku-sama.Representação de Hasshaku-sama.Fonte:  Kowabana 

Já o castelo onde elas vivem tem aspecto gótico típico de obras que retratam vampiros. Alguns filmes da produtora britânica Hammer, como O Vampiro da Noite (1958), apresentam um pouco esse ar europeu misterioso que também pode ter sido utilizado como inspiração.

Salvatore Moreau

Moreau.Moreau.Fonte:  Capcom 

A criatura que mais sofreu mutações físicas entre os lordes da vila foi Salvatore Moreau, que ganhou uma corcunda e vive em um reservatório de água. Além de Quasímodo, da obra O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo, o visual de Moreau tem semelhanças com os ajudantes de histórias clássicas de horror, como Igor, uma espécie de capanga e assistente de laboratório com deformidades nas costas.

O ator Bela Lugosi, mais famoso por ter feito o papel de Conde Drácula, também foi Igor no filme O Filho de Frankenstein (1939).O ator Bela Lugosi, mais famoso por ter feito o papel de Conde Drácula, também foi Igor no filme O Filho de Frankenstein (1939).Fonte:  Universal Studios 

Já seu sobrenome é uma homenagem ao livro A Ilha do Dr. Moreau, um clássico de 1896 de H. G. Wells. O recluso médico do título faz experimentos envolvendo animais e seres humanos, gerando criaturas bizarras.

Cartaz do filme A Ilha do Dr. Moreau (1996).Cartaz do filme A Ilha do Dr. Moreau (1996).Fonte:  New Line Cinema 

A trama foi adaptada algumas vezes para o cinema, sendo a mais famosa um longa-metragem de 1996, estrelado por Marlon Brando e Val Kilmer — uma obra conturbada com diversas brigas na produção e considerada um fracasso de crítica e bilheteria.

Donna Beneviento

A misteriosa mulher de preto que anda com uma boneca é outro dos lordes do jogo. Benevento, sem a letra "i", é uma cidade italiana conhecida pelo vasto folclore relacionado a bruxas e rituais pagãos.

Beneviento e Angie.Beneviento e Angie.Fonte:  Capcom 

O visual de aristocrata enlutada em uma mansão se refere a várias obras sobrenaturais com assombrações — uma delas é a adaptação A Mulher de Preto (2012), filme estrelado por Daniel Radcliffe.

Cena do filme A Mulher de Preto (2012).Cena do filme A Mulher de Preto (2012).Fonte:  Alliance Films 

Bonecos possuídos ou reanimados já foram representados inúmeras vezes no cinema, muito além da franquia Brinquedo Assassino ou de Annabelle (que gerou uma trilogia depois de aparecer em Invocação do Mal, de 2013).

Bonecas Macabras (1987).Bonecas Macabras (1987).Fonte:  MGM 

Outros filmes que abordam o tema "brinquedos de madeira como vilões sobrenaturais" são Gritos Mortais (2007), Bonecas Macabras (1987) e Um Passe de Mágica (1978).

Karl Heisenberg

O personagem que usa chapéu, óculos e um enorme martelo é um cientista que realiza experimentos controversos com seres humanos e frequentemente vê as criaturas saindo de seu controle.

Essa é uma das premissas da história do monstro de Frankenstein, obra de Mary Shelley escrita em 1823 e que já foi largamente adaptada em diversas mídias.

Heisenberg.Heisenberg.Fonte:  Capcom 

O visual estiloso está ligado diretamente a caçadores de vampiros, como no anime Hellsing e no filme Van Helsing (2005). Entretanto, a roupa também tem relação com o filme Drácula de Bram Stoker (1992), dirigido por Francis Ford Coppola.

Cena do filme Drácula de Bram Stoker (1992).Cena do filme Drácula de Bram Stoker (1992).Fonte:  Sony Pictures 

Os seres que vivem nas proximidades da fábrica do personagem são os licanos, os primeiros inimigos do game e versões próprias da franquia para lobisomens. As criaturas existem em folclores variados e já foram retratadas em filmes desde 1941 no longa-metragem O Lobisomem.

Licano.Licano.Fonte:  Capcom 

Vale lembrar que as criações desses personagens geraram polêmica, pois o diretor de O Exército das Trevas (2013), Richard Raaphorst, acusou a Capcom de plágio ao copiar o design de criaturas do filme que são monstros da época da Segunda Guerra Mundial.

Resident Evil Village: inspirações e homenagens do game ao terror