Documentos mostram opinião da equipe do Xbox sobre The Last of Us 2

2 min de leitura
Imagem de: Documentos mostram opinião da equipe do Xbox sobre The Last of Us 2
Imagem: Sony

Documentos internos da Microsoft utilizados no processo judicial entre Apple e Epic Games revelaram um curioso conteúdo da equipe do Xbox. Trata-se de um texto em forma de análise produzido por analistas da empresa sobre um dos maiores lançamento da rival em 2020: o jogo The Last of Us Part II.

O conteúdo está presente em meio a diversas evidências que serão apresentadas na ação envolvendo Fortnite e a loja virtual da Apple. A Microsoft foi adicionada no caso como testemunha e exemplo sobre como lidar com receitas e cobrança de taxas de parceiras — mas inclui uma página que mostra o texto na íntegra.

O documento original contendo a análise.O documento original contendo a análise.Fonte:  US Courts 

No geral, trata-se de um documento pouco surpreendente — afinal, análises de mercado e estudo da concorrência são passos óbvios para uma empresa do tamanho da Microsoft. Ainda assim, é bastante raro ter uma visão direta desse tipo de conteúdo, com opiniões bastante objetivas a respeito do material.

Muitos elogios

O texto foi produzido por Mike Mace e Jon Katz, dois membros da divisão do Xbox que terminaram o game para escrever o material. No geral, a dupla diz que o game é "excepcionalmente bem-feito e, de fato, mostra o que outros jogos, especialmente aqueles puramente de narrativa e aventura, deveriam aspirar e conquistar com os seus diálogos, apresentação e dublagem de personagem".

O título é descrito como "extremamente raro" e que avança na arte de storytelling narrativo como um todo. "Nós amamos, tivemos ótimos momentos jogando ele e nos encontramos ainda pensando sobre os personagens e histórias mesmo depois de terminarmos a campanha", diz a conclusão.

The Last of Us Part II.The Last of Us Part II.Fonte:  Sony 

O texto ainda discute como a Naughty Dog sacrificou boa parte da liberdade e da possibilidade de escolha do jogador, que segue uma narrativa fixa e sem grandes possibilidades de alteração, para focar na imersão e no estudo de personagem.

Ele ainda elogia como o gameplay conseguiu equilibrar duas campanhas, criando a sensação de que o universo do game "não tem heróis, apenas sobreviventes", além de mostrar "como pessoas normalmente decentes podem se ver presas em um ciclo vicioso de violência horripilante".

Gráficos e gameplay

Em termos de jogabilidade, a análise afirma que a Parte 2 é uma expansão e notável melhora em relação ao anterior, tanto em formas de concluir uma missão até na inteligência artificial dos inimigos.

Em termos de visuais e atenção aos detalhes, o jogo também é bastante elogiado e "significativamente a frente de qualquer coisa que outras equipes tenham produzido em console e PCs", deixando a equipe impressionada também pela variedade de locações e personagens diferentes.

Algumas críticas

Apesar de reconhecer a qualidade do título, a equipe não deixou de apontar alguns pontos negativos. "A Naughty Dog ainda não parece conseguir fazer um combate decente de armas de fogo em qualqur um de seus jogos, e este não é exceção. Por sorte deles, isso se encaixa de forma geral no tema do jogo e leva o jogador a avançar usando stealth em vez de abordagens diretas", diz o documento.

O combate foi criticado pela equipe.O combate foi criticado pela equipe.Fonte:  Sony 

A equipe também afirma que o gerenciamento de inventário não é perfeito e envolve mover o polegar de posição na troca de armas, o que é "notavelmente frustrante durante as sequências mais frenéticas de combate".

O documento completo (em inglês) pode ser conferido aqui.

18% off
Imagem: Jogo The Last Of Us Part II, PS4
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo The Last Of Us Part II, PS4

Siga a jornada excepcional da Ellie nos Estados Unidos pós-pandêmicos em um ambiente cheio de mistérios, com infectados monstruosamente evoluídos. Um dos jogos mais comentados da atualidade.

R$ 279,00
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.