PUBG: guia de estratégias e melhores armas

3 min de leitura
Imagem de: PUBG: guia de estratégias e melhores armas
Imagem: PUBG Corporation
Avatar do autor

PlayerUnknown's Battlegrounds, popularmente conhecido pela sigla "PUBG" entre os internautas, é um jogo de tiro em primeira pessoa no formato battle royale lançado em 2017. Sua estreia fez um imenso sucesso entre os jogadores de todo o mundo, dando início a um novo nicho em seu gênero e uma série de outras franquias, como Fortnite, Apex Legends e Call of Duty Warzone.

Dicas para jogar PUBG melhor

De maneira geral, o gênero de jogos battle royale tem um objetivo simples: ser o último jogador ou equipe, em alguns casos, restante. No caso de PUBG, há modos com até 100 jogadores disputando a tão desejada vitória. A proposta, apesar de parecer bastante difícil, pode ser alcançada mais facilmente utilizando táticas e conhecendo os recursos disponíveis nos campos de batalha.

PUBG já superou a marca de 3 milhões de jogadores. (Fonte: Buff, PUBG / Reprodução)PUBG já superou a marca de 3 milhões de jogadores. (Fonte: Buff, PUBG / Reprodução)Fonte:  Buff, PUBG 

Nesse sentido, o TecMundo preparou um guia com algumas estratégias e informações com as melhores armas para alcançar a vitória no PUBG, que atualmente está disponível para Microsoft Windows, Android, iOS, Xbox One, PlayStation 4 e Stadia. Vale ressaltar que as dicas valem para todas as versões, mas são especialmente direcionadas para as versões de consoles e desktop do jogo.

Como sobreviver por mais tempo

Ao contrário do que parece, o mata-mata constante pode não ser o caminho mais eficiente para vencer no PUBG. Uma abordagem tática, bem pensada e cautelosa pode recompensar os jogadores na maioria dos cenários, seja evitando conflitos diretos ou acampando em posições estratégicas nos mapas. Mesmo não alcançando a vitória, quanto mais próximo do pódio, mais experiência e pontos de ranque são obtidos — o que torna as dicas adiante ainda mais importantes.

Recomenda-se que a movimentação no mapa seja feita de maneira estratégica, até que se torne intuitiva com o tempo. O jogador deve evitar, sempre que possível, áreas sem cobertura e em relevo desfavorável — geralmente, quanto mais alto, melhor o ponto de vantagem. Em seguida, é importante verificar a presença de inimigos e ter paciência antes de abrir fogo, já que eles podem estar em grupo, caso seja uma partida no modo de equipes.

Localizações em terreno alto beneficiam linhas de tiro em longa distância. (Fonte: Throneful, YouTube / Reprodução)Localizações em terreno alto beneficiam linhas de tiro em longa distância. (Fonte: Throneful, YouTube / Reprodução)Fonte:  Throneful, YouTube 

Similarmente, caso o jogador encontre inimigos em combate, é ideal aguardar o vencedor da disputa antes de entrar na troca de tiros e revelar sua posição. A principal vantagem dessa tática é minimizar o tempo de conflito e exposição a riscos, desafiando jogadores que já estão desfavorecidos com menos pontos de saúde e munição escassa, tornando-os alvos fáceis.

Como atirar melhor em PUBG

Antes de engajar em uma troca de tiros, o jogador também deve avaliar as armas disponíveis em seu inventário e julgar se elas serão efetivas na distância enfrentada até o alvo. Essa revisão pode evitar mortes desnecessárias já que, por exemplo, uma sniper possui precisão e longo alcance, mas é praticamente ineficiente em combates à curta distância apesar de seu dano — enquanto, por outro lado, o contrário é verdadeiro para submetralhadoras. Veja algumas sugestões de conjunto abaixo:

Para os mais ousados

Este conjunto de armas é melhor utilizado por jogadores que preferem combates à curta e média distância, já que possui alta cadência de tiro com moderada redução de precisão. Ele se destaca em ambientes fechados ou em situações que exigem alta mobilidade, reflexo e pontaria. Contudo, pode ser pouco eficiente em longas distâncias.

Caso se identifique, a sugestão é levar um Fuzil de Assalto, categoria que possui um bom manuseio e precisão sem prejudicar a mobilidade, acompanhado de uma Submetralhadora, com alta mobilidade e dano por segundo em troca da acurácia. O resultado é um combo versátil que garante certa vantagem durante as partidas.

Entre os Fuzis de Assalto, destacam-se Groza, AKM e SCAR-L, enquanto Tommy Gun, UMP9 e Micro UZI brilham entre as Submetralhadoras.

Destaques entre os Fuzis de Assalto e Submetralhadoras. (Fonte: Adriano Camacho, PUBG Corporation)Destaques entre os Fuzis de Assalto e Submetralhadoras. (Fonte: Adriano Camacho, PUBG Corporation)Fonte:  Adriano Camacho, PUBG Corporation 

Para os mais cautelosos

Jogadores com uma abordagem mais lenta e ponderada podem se beneficiar deste conjunto. Voltado para o combate à longa distância e emergencial, para emboscadas, este combo possui alta precisão e cadência moderada, mas pouca mobilidade.

Sugere-se uma combinação de Snipers e Fuzis de Assalto para os primeiros momentos da partida, eliminando inimigos desprevenidos, alternando para uma Submetralhadora nos últimos círculos — já que são melhores à curta distância.

Na categoria das Snipers, destacam-se: AWM, M24 e Mini 14. Um Fuzil de Assalto que combina bem com a classe é o M16A4, graças à sua versatilidade única.

Sugestão de conjunto, com destaque na categoria das Snipers e M4A16. (Fonte: Adriano Camacho, PUBG Corporation)Sugestão de conjunto, com destaque na categoria das Snipers e M4A16. (Fonte: Adriano Camacho, PUBG Corporation)Fonte:  Adriano Camacho, PUBG Corporation 

Dica extra

Por fim, deve-se ressaltar que as pistolas e outros equipamentos encontrados no campo de batalha possuem um grande valor e podem alterar o curso de certas disputas e, portanto, não devem ser subestimados — em todo caso, é melhor sempre prevenir do que remediar.

PUBG: guia de estratégias e melhores armas