PUBG vs Fortnite: qual deles é o melhor battle royale na versão mobile?

2 min de leitura
Imagem de: PUBG vs Fortnite: qual deles é o melhor battle royale na versão mobile?

Se você gosta de jogar online e também de títulos mobile, é bem possível que já tenha ouvido falar da crescente rivalidade entre dois lançamentos que vêm se tornando uma verdadeira febre: PlayerUnknown’s Battlegrounds (ou PUBG) Mobile e Fortnite: Battle Royale Mobile. Ambos usam a mesma fórmula “battle royale”, em que todo mundo vai se matando e o cenário “diminuindo” até que sobre apenas um. Mas qual deles é melhor?

Aproveitamos aqui a análise do pessoal do Dot Sports para mostrar alguns prós e contras de cada versão. Vamos lá:

Gráfico e performance

Visualmente, PUBG parece apresentar mais nitidez. Quando as imagens apresentam cenários mais amplos e os personagens distantes, ambos mostram limitações, mas o Fortnite fica para trás nesse quesito — e para muitos soa “infantil” demais, devido ao gráficos mais cartunescos.

pubg

Em termos de desempenho, o PUBG conta com bugs semelhantes à versão para PC rodando em máquinas poderosas, enquanto o Fortnite roda bem em todas as plataformas. De acordo com o pessoal da Dot Sports, o Fortnite apresenta falhas em algumas áreas do mapa, especialmente ao saltar do ônibus de batalha.

Jogabilidade

Segundo o Dot Sports, o PUBG traduz melhor que o Fortnite para o mobile a experiência que os usuários tinham nas outras plataformas. A própria proposta do primeiro, mais lenta e cadenciada, seria uma vantagem para a conversão da jogabilidade.

fortnite

Enquanto o PUBG permite se mover mais livremente pelo cenário enquanto você pensa no próximo movimento, o Fortnite preza pela ação arcade e o seu deslocamento pode ser mais imprudente e divertido — e o preço pago pelo segundo aqui é que fica difícil construir coisas com os dedos na mesma escala que você pode fazer isso no PC.

E o vencedor é…

Quem procura por uma diversão casual mais rápida, pode encontrar em Fortnite a sua escolha ideal, porque a busca por partidas é muito mais agilizada do que no PUBG. Além disso, as jogatinas costumam durar entre 20 e 25 minutos — ou 15 no modo Blitz. Já as sessões do concorrente podem superar 35 minutos.

Outra vantagem do Fortnite é que ele possui o cross play, ou seja, todo avanço que você realiza no console ou no PC é atualizado por meio da conta da Epic Games, incluindo o mesmo conteúdo (skins, níveis) e Battle Pass. A progressão do PUBG depende de sua frequência e é independente, segue mais a tendência dos apps para mobile, com bônus e premiações ao logar por dias consecutivos e conquistar eventos e missões específicas — o que pode promover melhor “fator replay”.

pubg

Na avaliação geral dos gringos, eles preferiram Fortnite para PC e PUBG para mobile. Já muitos leitores aqui do TecMundo discordaram, disseram que o fato da Epic Games ter se dedicado à conversão para mobile deixou a experiência mais fluída e sem bugs que o rival. A discussão parece estar longe do fim e, por enquanto, podemos decretar um empate.

E você, de que lado está? Comente abaixo qual é o melhor é as razões pelas quais escolheu o seu preferido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.