Valorant: conheça as classes e como escolher o melhor personagem

4 min de leitura
Imagem de: Valorant: conheça as classes e como escolher o melhor personagem
Imagem: Riot / Adriano Camacho

Lançado em 2 de junho de 2020 pela Riot Games, Valorant rapidamente se tornou um sucesso entre os jogadores de todo o mundo. Tratando-se de um jogo tático de tiro em primeira pessoa (Tactical FPS), a obra tem inspirações em títulos consagrados como Counter Strike: Global Offensive e Tom Clancy's Rainbow Six: Siege, mas acrescenta elementos estratégicos originais com as habilidades únicas de cada personagem, chamados de Agentes.

Nesse sentido, o jogo conta atualmente com 15 personagens separados em 4 principais funções: Iniciadores, Controladores, Sentinelas e Duelistas. Cada grupo tem determinadas responsabilidades durante as partidas; dessa maneira, é importante conhecer seu impacto para escolher o tipo adequado para cada jogador. Confira algumas dicas abaixo para dominar as partidas.

Agentes Iniciadores

Os Agentes Iniciadores de Valorant são especialistas em desafiar a defesa dos adversários, criando oportunidades para os aliados se posicionarem melhor na área atacada. Por esse motivo, é recomendado que eles tomem as primeiras ações durante as rodadas, utilizando suas habilidades para colocar os inimigos em desvantagem enquanto aguardam o suporte dos aliados, dando seguimento ao combate.

Nessa classe, há certa predominância de habilidades táticas voltadas para ações de desarme, tais como cegar inimigos, garantir reconhecimento da área ou causar um pequeno dano a fim de expulsar o time adversário de possíveis pontos de vantagem. Seu principal destaque é a possibilidade de executar essas estratégias sem precisar entrar, necessariamente, na linha de tiro. Atualmente, há três agentes Inicializadores em Valorant: Sova, Skye e Breach.

Sova, Skye e Breach. (Fonte: Riot Games, Adriano Camacho)Sova, Skye e Breach. (Fonte: Riot Games, Adriano Camacho)Fonte:  Riot Games, Adriano Camacho 

Isso acontece em razão do formato das habilidades da classe, como Drone Coruja do Sova ou Predador Explosivo da Skye, que permitem obter informações da área defendida por inimigos remotamente, com possibilidade extra de causar desvantagens táticas como atordoamento ou cegueira temporária, de maneira similar às granadas atordoantes de CS: GO.

Agentes Sentinelas

Especialistas em defesa, os Agentes Sentinelas são capazes de proteger e monitorar grandes áreas dos mapas a fim de garantir segurança para a conclusão de objetivos. Com poucas habilidades de locomoção, é recomendado que eles se posicionem de maneira cautelosa durante os combates, trabalhando a retaguarda para evitar flancos inimigos. Atualmente, a classe conta com três personagens: Cypher, Sage e Killjoy.

A classe dos Sentinelas tem habilidades únicas que podem ser o diferencial para uma vitória, promovendo diferentes estilos de jogo. Por exemplo, Ressurreição de Sage pode trazer um aliado de volta ao combate, enquanto Confinamento de Killjoy pode paralisar inimigos dentro de uma grande área caso eles permaneçam nela. Cypher, por sua vez, é capaz de revelar a posição de todos os adversários no mapa com Assalto Neural.

Killjoy, Cypher e Sage. (Fonte: Riot Games, Adriano Camacho)Killjoy, Cypher e Sage. (Fonte: Riot Games, Adriano Camacho)Fonte:  Riot Games, Adriano Camacho 

Contudo, a maior vantagem dos Sentinelas é também seu maior ponto fraco. Para Killjoy e Cypher, as habilidades de proteção e monitoramento, capazes de garantir grande vantagem durante as rodadas, são desativadas caso eles morram. Apesar de parecer óbvia, essa mudança foi adicionada recentemente e causou grande impacto na economia de compras dos personagens, exigindo ainda mais estratégia durante as partidas.

Para a Sage, o posicionamento errado de um Orbe de Barreira pode comprometer uma rodada inteira para o time aliado. O mesmo é válido para a Ressurreição de um companheiro de equipe em uma posição comprometida pelo inimigo, resultando em uma "segunda morte" desnecessária. Portanto, os Sentinelas têm grandes habilidades que trazem consigo grandes responsabilidades.

Agentes Controladores

Dedicados à eliminação de pontos de vantagem do time adversário, os Agentes Controladores abrem alas para uma entrada segura na região inimiga em rodadas de ataque. Em contrapartida, na defesa, podem desencorajar os avanços inimigos com granadas, bombas de fumaça e ataques poderosos. Sua principal vantagem é justamente a capacidade de "cortar" o mapa em zonas de segurança para o desenvolvimento de estratégias aliadas.

As habilidades dessa classe consistem, de maneira geral, em dois principais usos: bloqueio de visão e dano em área. O primeiro tipo aparece na forma de bombas de fumaça que podem ser "instaladas" de maneira remota no mapa, enquanto o segundo tipo funciona de maneira similar a "granadas incendiárias", espalhando-se por uma área no chão e causando perda de pontos vitais durante o tempo que qualquer Agente pisar nelas, incluindo os aliados.

Valorant atualmente conta com quatro Agentes Controladores: Brimstone, Omen, Viper e Astra, recém-chegada.

Omen, Brimstone, Viper e Astra. (Fonte: Riot Games, Adriano Camacho)Omen, Brimstone, Viper e Astra. (Fonte: Riot Games, Adriano Camacho)Fonte:  Riot Games, Adriano Camacho 

Agentes Duelistas

Combatentes natos, os Agentes Duelistas pertencem à linha de frente do combate. Tendo o maior número de habilidades ofensivas, essa classe se destaca por sua capacidade de locomoção rápida e letal, além de contar com o maior número de personagens: Jett, Raze, Reyna, Yoru e Phoenix.

Jett, Raze, Reyna, Phoenix e Yoru. (Fonte: Riot Games, Adriano Camacho)Jett, Raze, Reyna, Phoenix e Yoru. (Fonte: Riot Games, Adriano Camacho)Fonte:  Riot Games, Adriano Camacho 

Os Duelistas são mais bem aproveitados por jogadores mais ousados, com reflexos rápidos e capacidade de tomar decisões rápidas. Isso se dá justamente pelo posicionamento avançado nas zonas de combate, o que deixa os Agentes expostos ao perigo. Combinando com um bom trabalho de equipe e suporte, é possível alcançar estratégias efetivas de combate e, por fim, a vitória.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.