O que determina o sucesso ou fracasso de um jogo?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: O que determina o sucesso ou fracasso de um jogo?
Imagem: Escola Brasileira de Games

Os jogos representam uma ótima forma de se distrair, passar o tempo e até de socializar e conhecer novas pessoas. Por conta do momento que estamos vivendo atualmente, a indústria dos games foi uma das únicas que apresentou crescimento em 2020. Apenas em abril do ano passado, o gasto total com jogos digitais em todo o mundo foi de 10,5 bilhões de dólares.

No meio de tantos lançamentos e novidades, é claro que alguns nomes acabam se destacando – positiva e negativamente. Mas afinal, o que determina se um jogo vai fazer sucesso ou não?

Os investimentos no desenvolvimento do game com certeza são importantes. Porém, a indústria já mostrou que até mesmo produtos relativamente simples – especialmente quando comparado a grandes produções que envolvem cifras enormes – podem se tornar games de sucesso.

Para entender melhor como funciona essa dinâmica no mundo dos jogos, Betway, site de bets em eSports possibilitou a nossa conversa com Matheus Martin, desenvolvedor e cofundador da Unbelievable Gameworks. Falamos exatamente sobre essa “roleta russa” que parece ser o mercado de games, e os principais comentários você confere a seguir.

Existe alguma forma infalível para fazer um jogo ter sucesso?

Não existe um método para um jogo alcançar o sucesso.Não existe um método para um jogo alcançar o sucesso.Fonte:  Shutterstock 

De acordo com Martin, não existe um método para fazer um game ter sucesso – infelizmente. Cada desenvolvedor de jogos trilha o seu próprio caminho na indústria, que é muito grande e conta com diversos participantes. No entanto, grande parte dos jogos nasce do mesmo jeito: com um rascunho no papel, onde as primeiras ideias são desenhadas.

No caso da empresa fundada por Matheus, o método utilizado para a criação de jogos envolve até mesmo a fórmula usada por Hollywood para criar histórias e personagens. De acordo com o desenvolvedor, seguir essa metodologia torna o processo mais fácil, mas há empresas que simplesmente preferem criar tudo de suas cabeças.

Em um estilo de jogo com a mesma mecânica há anos, o que fazer para o game continuar tendo sucesso?

Um bom exemplo são os jogos no estilo MMOPRG, como o World of Warcraft, e MOBA, como League of Legends. Esses são estilos de jogos bem singulares e que estão presentes há anos na indústria de games.

Os jogadores que gostam desses títulos estão conectados a eles por diversos motivos, mas a mecânica certamente é uma das principais delas. Mudá-la certamente seria uma jogada muito arriscada, motivo pelo qual as desenvolvedoras as mantêm e apenas adicionam conteúdos novos – e é isso que faz os jogadores se manterem fiéis e novos se interessarem.

Como explicar o sucesso de jogos simples, como Among Us, Stardew Valley e Minecraft?

Minecraft e outros jogos relativamente simples alcançaram muito sucesso.Minecraft e outros jogos relativamente simples alcançaram muito sucesso.Fonte:  Minecraft 

Em grande parte, o que determina um jogo é a sua mecânica e os visuais apresentados. Porém, o que acaba fazendo um game alcançar o sucesso é a capacidade de divertir o jogador, o que esses títulos alcançaram com louvor.

Hoje os jogos têm o objetivo claro de proporcionar entretenimento e, quando atingem essa meta, o sucesso é quase certo para os games. Portanto, a diversão é a base sólida que muitos jogos podem buscar para alcançar bons resultados.

Quais são as maiores dificuldades das desenvolvedoras para criar jogos no Brasil?

A maior dificuldade de desenvolver jogos no Brasil com certeza é a falta de incentivo financeiro. Afinal, um jogo é um produto que leva tempo e muitos recursos para ficar pronto, por isso é preciso investir bastante para se criar um game de qualidade ou que vá alcançar o sucesso.

Mesmo sabendo que a indústria dos games rende muito dinheiro, infelizmente as formas de incentivo são limitadas. Algumas são difíceis de se enquadrar, e outras são lentamente retiradas pelos órgãos governamentais. O resultado é que os desenvolvedores precisam usar o seu próprio dinheiro para criar os jogos.

Algum outro motivo atrapalha o desenvolvimento de jogos no Brasil?

A falta de audácia ou a coragem de estúdios também é outro problema do mercado de games brasileiro.

De acordo com Martin, as empresas por aqui infelizmente estão acomodadas, e poucas são aquelas que conseguem (ou se propõem a) inovar na indústria de jogos.

*****

Você pode conferir a conversa na íntegra, publicada no blog da Betway, clicando aqui!

 

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.