Gamestop: entenda toda a polêmica das ações em Wall Street

2 min de leitura
Imagem de: Gamestop: entenda toda a polêmica das ações em Wall Street
Imagem: NY Times

Você já deve ter visto no noticiário e redes sociais muita gente falando sobre a polêmica das ações da Gamestop e como um fórum na internet conseguiu passar a perna em Wall Street, mas talvez ainda não entenda exatamente como tudo aconteceu e o que significa. Nós estamos aqui para te ajudar!

Uma antiga suspeita

Tudo começou no fórum do Reddit r/WallStreetBets, onde um usuário chamado DeepFuckingValue notou que havia algo de estranho com as ações da GME (Gamestop Corp), sendo recebido com bastante ceticismo pelos outros membros:

Hey Burry thanks a lot for jacking up my cost basis from r/wallstreetbets

Ele seguiu comprando ações da GME nos meses seguintes, e a chave de sua aposta eram os próprios relatórios financeiros da Gamestop, que não indicavam que a empresa estava tão ruim das pernas quanto os valores das ações davam a entender.

Na verdade, a Gamestop tinha mais do que dinheiro suficiente para pagar as suas dívidas, o que tornava estranho suas ações estarem sendo vendidas ao baixo preço de 2 a 4 dólares! O motivo disso se escondia nos shorts, um termo específico do mercado.

Manipulação e shortings

Shorting acontece quando pegamos ações de outras pessoas e então as passamos adiante esperando que o seu preço caia. Então você faz a compra de volta por um preço mais baixo, devolve as ações emprestadas e lucra com a diferença de preço. Ao estudar os shorts da GME, foi fácil detectar uma expectativa de lucro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.