Especial Todos os Jogos do Ano: a 4ª e 5ª gerações foram a Era de Ouro?

9 min de leitura
Imagem de: Especial Todos os Jogos do Ano: a 4ª e 5ª gerações foram a Era de Ouro?

Durante a sua infância, qual foi o jogo mais marcante? Quem você chutaria que levou cada prêmio de Game of the Year na década de 90? Muita gente cresceu nessa época e tem um apego emocional bem forte com os clássicos da chamada Era de Ouro dos video games. Mas tecnicamente falando, você sabe quais foram os destaques de cada ano? Quem levou o troféu para casa em cada premiação?

Essa é a parte 3 do nosso especial de Todos os Jogos do Ano de todos os tempos. Como falamos no artigo anterior, quanto mais antiga uma geração, mais difícil é escolher os Jogos do Ano, pois a VGA, premiação mais oficial da atualidade, surgiu em 2003. Por conta disso, utilizamos a Game Informer no lugar.

Porém, ressaltamos: quanto mais antiga a competição, mais difícil de encontrar informações. A Game Informer também tem buracos e não cobre o começo das gerações que abordaremos aqui: a quarta e a quinta. Por conta disso, vamos usar a EGM no fizinho da década de 80 e começo da de 90 e, daí por diante, usaremos a Game Informer novamente. Não temos como saber quem foram os concorrentes diretos de cada ganhador, mas ressaltaremos os games mais importantes de cada ano e, sempre que possível, os vencedores de outras categorias.

Quanto mais antiga a premiação, mais difícil de encontrar informações

E se prepare, porque tem video games pra caramba aqui: Super Nintendo, Mega Drive, Neo-Geo, Nintendo 64, PlayStation, Sega Saturn e, certamente, o PC também não foi deixado de lado. Isso porque nem estamos contando os demais consoles da época, como 3DO, Jaguar, Amiga e outros. Com tudo bem explicadinho, vamos para a lista, já que temos bastante coisa para comentar desta vez em quase uma década de história. Caso você esteja vendo o especial pela primeira vez, você pode conferir a parte 1 e a parte 2 antes!

Vencedor de 1989: Ghouls ‘n Ghosts (EMG)

A geração 16 bits começou muito bem já logo de cara. O Super Nintendo demoraria um pouco para chegar ao mercado, mas a Sega saiu na frente com o Mega Drive, também conhecido como Genesis em alguns lugares do mundo.  E 1989 teve um ótimo pontapé inicial com um catálogo bem interessante para a quarta geração.

Nesse ano, Duck Tales e Castlevania III saíam para o Nintendinho, enquanto Final Fight, Phantasy Star II, Golden Axe e muitos outros estreavam no Mega. Porém, o jogo que levou o troféu foi Ghouls ‘n Ghosts de Mega Drive, sequência do Ghouls ‘n Goblins, do NES original, e tido como um dos games mais difíceis de todos os tempos até hoje. Pode ser sincero: você já conseguiu zerar o título? Será que Battletoads é mais difícil?

Vencedor de 1990: Strider (EGM)

Apesar de o Mega Drive ter sido lançado em 1989, o seu segundo ano de vida foi bem concorrido com o NES. O Super Nintendo surgiu no Japão nesse mesmo ano, mas por conta da falta de localização para o Ocidente e o lançamento bem no finzinho do ano, praticamente não ofereceu  títulos para a competição.

Em 1990, diversos games de peso chegaram ao mercado, seja no Japão ou nos EUA, como Mega Man III, Metal Gear 2: Solid Snake, Alien Storm, The Secret of Monkey Island, Castle of Illusion e muitos outros. Nesse mesmo ano, Super Mario World e F-Zero já chegavam nas Terras do Sol Nascente, mas por serem exclusivos dos nipônicos, não foram levados em conta na competição. No fim, quem ganhou mesmo foi o icônico Strider do Nintendinho, o último título a dar destaque à antiga geração no quesito Game of the Year.

Vencedor de 1991: Sonic The Hedgehog (EGM)

Desde a década de 80, a indústria vinha angariando alguns mascotes que representavam toda a mídia de games, como Mario e Pac-Man. Agora, era a vez de a Sega criar um personagem icônico e que representaria a empresa por décadas. É claro que estamos falando do icônico Samba de Amigo! Calma, é o Sonic mesmo, galera. Inclusive, o querido ouriço azul completou 26 anos recentemente, sabiam?

Como você deve imaginar, foi o primeiro Sonic que levou o prêmio de Jogo do Ano pela EGM e decorou a sala de troféus da Sega. Porém, a competição não foi fácil, muito pelo contrário. Nesse mesmo ano, todas as plataformas estavam bem servidas, e jogos como The Legend of Zelda: A Link to the Past, considerado por muitos o melhor da série, Sunset Riders, Battletoads, Civilization, Super Castlevania IV, Golden Axe 2 e muitos outros games de peso chegavam ao mercado. Caramba, lista difícil! Quem merecia o Jogo do Ano em 1991 na sua opinião?

Vencedor de 1992: Street Fighter II (Game Informer)

Desta vez, voltaremos à Game Informer para padronizar a seleção. Em 1992, a geração antiga já estava apagada e a nova já estava brilhando e vivona no mercado. Portanto, trata-se do começo do ápice do Super Nintendo, Mega Drive e o PC na década de 90. Nesse ano, a indústria estava à todo vapor e finalmente lançando títulos de peso um atrás do outro.

Muitos games icônicos apareceram nessa época, como Super Mario Kart e Contra III no Super Nintendo, Alone in the Dark e Wolfensteind 3D no PC, Night Trap no Sega CD, Sonic 2 e Ecco The Dolphin no Mega Drive, e muitos outros. Porém, o gênero de luta começava a brilhar e o ganhador do Game of the Year de 92, que foi Street Fighter II, conquistou uma legião de fãs nos anos 90 que perdura até hoje. Porém, Street Figher logo teria um competidor à altura.

Vencedor de 1993: Mortal Kombat (Game Informer)

Street Fighter II começou a criar uma leva de jogos de luta 2D de qualidade, mas Mortal Kombat chegou logo em seguida para acirrar a competição. Apesar de ter sido lançado em 1992 nos arcades, foi apenas em 93 que o game de luta, que era extremamente violento para a época, chegou aos console. No Super Nintendo, o título tinha diversas censuras, como falta de sangue e Fatalities modificados, enquanto no Mega isso poderia ser contornado com um código secreto (quem não lembra do "ABACABB"?).

Apesar de Mortal Kombat ter levado o prêmio de Game of the Year por ser revolucionário na época com seus gráficos realistas e jogabilidade violenta, Star Fox de SNES ganhou como melhor shooter, Shadowrun ganhou o título de melhor RPG e Aladdin levou o troféu de melhor adaptação do cinema. Além disso, games como Doom, Secret of Mana, Myst, Mega Man X e muitos outros chegaram às prateleiras e tentaram conquistar o pódio, mas não conseguiram.

Vencedor de 1994: Donkey Kong Country (Game Informer)

Sem dúvidas, 1994 foi um dos anos mais difíceis para decidir quem levaria o prêmio de Jogo do Ano. Olha, não deve ter sido fácil para a Game Informer dar o veredito, pois foi um período histórico. Mega Drive, Super Nintendo e PC estavam voando baixo e trazendo uma competição acirradíssima.

Vamos citar apenas alguns dos games de 94: EarthBound, Doom II, Sonic 3, System Shock, Final Fantasy VI (ou III nos EUA), Warcraft, Mega Man X2, Killer Instinct, Blackthorne, Breath of Fire II e muitos outros. Porém, quem cativou mesmo a imprensa foi Donkey Kong Country, que chocou os jogadores com gráficos extremamente realistas (quem não se lembra da qualidade absurda dos renders 3D?) e jogabilidade refinada para a época que desbancou até mesmo Super Metroid na visão dos críticos. E aí, Donkey Kong ou Metroid?

Vencedor de 1995: Donkey Kong Country 2 (Game Informer)

Mais uma vez, a base de jogadores, games e prêmios de Jogos do Ano começava a se dividir entre gerações. Em 1995, o primeiro PlayStation e o Sega Saturn davam as caras no Ocidente e começavam a criar o alicerce da quinta geração com títulos como Twisted Metal, Tekken 2, Rayman e Panzer Dragoon.

Porém, a quarta geração ainda tinha muito fogo para queimar e trazia Chrono Trigger, um game além de sua época, Final Fight 3, Comix Zone, Mega Man X3, Super Mario World 2 e mais. Apesar de ter títulos excelentes no catálogo, quem legou mesmo foi uma sequência: Donkey Kong Coutnry 2, que repetiu a fórmula de sucesso do primeiro jogo, trouxe muitas novidades que encantaram os críticos e conquistou o troféu de Jogo do Ano.

Vencedor de 1996: Super Mario 64 (Game Informer)

Em 1996, o Nintendo 64 aparecia no finzinho do ano para acrescentar mais um console à coleção da quinta geração, que já estava brilhando com games como Tomb Raider, Diablo, The Elder Scrolls II: Daggerfall, Quake, Duke Nukem 3D, Donkey Kong Country 3, Mario Kart 64, Resident Evil e muitos outros títulos excelentes.

A Game Informer elegeu Super Mario RPG como melhor jogo de Super Nintendo e melhor RPG e deu bastante destaque a Crash, Resident Evil e outras franquias estreantes. Porém, havia um game que revolucionaria o mundo nesse ano e levaria o prêmio: Super Mario 64, aclamado por muitos jogadores como a melhor transição para o 3D que uma franquia já teve. O título foi tão à frente de sua época que até hoje a série ainda utiliza parte das mesmas mecânicas.

Vencedor de 1997: Final Fantasy VII (Game Informer)

Desde 1994, a indústria não parou de crescer e cada vez mais jogos grandes surgiram. Em 1997, o ápice de qualidade estava sendo alcançado e trouxe diversos dos games mais queridos de todos os tempos, como GoldenEye 007, Turok, Star Fox 64, Tomb Raider 2, Castlevania: Symphony of the Night, Age of Empires, Gran Turismo, Alundra e muitos outros.

Na boa, só com a seleção acima, já seria quase impossível selecionar um que fosse melhor que o outro, pois cada um deles contribuiu significativamente para a indústria. Entretanto, um colosso que perduraria por eras apareceu: Final Fantasy VII. O sétimo título da maior franquia da Square Enix, antiga Squaresoft, foi o primeiro título 3D da série e ganhou o prêmio de Jogo do Ano, Melhores Gráficos, Melhor RPG, Melhor Vilão, Melhor Jogo de PlayStation e momento mais memorável. Não é pouca coisa, hein? Caso você goste muito do game, vale lembrar que ele completou 20 anos em 2017 e nós fizemos um especial somente para ele, que você confere aqui.

Vencedor de 1998: The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Game Informer)

Para fechar, 1998 apresentou outra seleção de peso e que, provavelmente, deu bastante trabalho para eleger um Jogo do Ano. Praticamente todos os gêneros possíveis tiveram algo icônico nesse ano, então se prepare para o soco de nostalgia no meio da cara, porque a lista é boa.

Resident Evil 2, Half-Life, Banjo-Kazooie, Metal Gear Solid, Fallout 2, Xenogears, Crash 3, StarCraft, Tomb Raider 3, Need for Speed III, Sonic Adveture, Tenchu, Commandos, Marvel vs. Capcom e por aí vai. E acredite: a lista vai longe, mas não cabe aqui. Entretanto, o prêmio de Jogo do Ano é quase incontestável: The Legend of Zelda: Ocarina of Time chegava para mudar os paradigmas da indústria e remodelar a forma como um jogo de aventura em 3D deveria ser.

...

Essa foi a parte 3 do nosso especial de Melhores Jogos do Ano de Todos os Tempos, que abordou a quarta e a quinta gerações. Paramos em 1998, mas os games a partir de 1999 continuam na parte 2, que você confere neste link. Quer ir além e ver os vencedores da sétima geração? Você pode conferir a parte 1 neste link também. E aí, qual foi o seu jogo predileto nesses quase 10 anos de História? Tem coisa pra caramba e muita nostalgia para agradar todo mundo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.