Valve encerra comercialização do jogo Bolsomito 2K18

1 min de leitura
Imagem de: Valve encerra comercialização do jogo Bolsomito 2K18

A Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), foi comunicada pela Valve Corporation que a venda do jogo Bolsomito 2K18 foi encerrada no começo de janeiro, dia 08. O jogo era distribuído pela plataforma Steam.

Não foi só a comercialização que foi encerrada, mas a Valve também entregou à Espec os dados do desenvolvedor de game. Isso porque a 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) proibiu a disponibilização e a venda do jogo por promover “desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância”.

O personagem ganhava pontos ao espancar e matar mulheres, negros, parlamentares e integrantes de movimentos sociais e da comunidade LGBT

Na época em que o Bolsomito 2K18 foi ajuizado, em dezembro de 2018, o promotor de Justiça do MPDFT, Frederico Meinberg, disse que “o jogo expõe o país, de forma negativa, no cenário internacional”. Na ação, o Espec ainda detalha que “houve violação ao direito da personalidade do presidente eleito, Jair Bolsonaro, o que gera danos morais reflexos a todos os brasileiros. Também teria havido violação ao direito da personalidade de mulheres, negros, parlamentares e integrantes da comunidade LGBT e de movimentos sociais, além de incitação ao ódio às minorias”.

Vale notar que, após ação civil pública da Espec, “a BS Studios, criadora do jogo, alterou o nome do game e a URL de acesso com o objetivo de dificultar a ação das autoridades brasileiras”.

No jogo, o usuário comandava o “personagem” Jair Messias Bolsonaro, então candidato à presidência. O personagem ganhava pontos ao espancar e matar mulheres, negros, parlamentares e integrantes de movimentos sociais e da comunidade LGBT. O Ministério Público afirmou também que “o jogo viola os direitos da personalidade do presidente da República, de mulheres, negros, LGBTs, integrantes de movimentos sociais e parlamentares e gera a existência de dano moral reflexo em relação a todos os brasileiros”.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.