O Kinect está de volta, mas agora ele é uma câmera de uso profissional

1 min de leitura
Imagem de: O Kinect está de volta, mas agora ele é uma câmera de uso profissional

Kinect voltou, mas agora é um aparelho profissional para a nuvem chamado Azure Kinect. A Microsoft apresentou a novidade neste domingo (24) em sua pré-conferência na MWC 2019, resumindo o produto como um "dispositivo inteligente que permite a desenvolvedores criarem novas experiências", praticamente todo focado no uso empresarial.

Em outras palavras, não há qualquer relação com games ou o uso antigo do nome, que era o sensor de movimento para jogos e controle de gestos do Xbox 360 e do Xbox One. Há alguns meses, a divisão do Kinect já havia sido remanejada para trabalhar como ferramenta da plataforma Azure.

O Kinect Azure tem um sensor avançado de profundidade de 1 MP, o que signfica que ele não só vê e ouve: ele compreende as pessoas, os ambientes e as ações ao seu redor. Já a câmera RGB tem 12 MP de resolução. Além disso, ele tem um conjunto de 7 microfones para captar o som ao redor.

O dispositivo pode ser usado individualmente ou em conjunto com outros equipamentos e até outros Kinect Azure iguais, para que todo um sistema seja controlado a partir da nuvem, no sistema Azure da Microsoft. A ideia é que ele o kit de desenvolvimento seja tão importante quanto o equipamento em si.

No exemplo do vídeo de apresentação, por exemplo, a câmera do Kinect Azure é usada como mapa de calor, modo de navegação por um estoque e também exibindo informações detalhadas sobre cada objeto reconhecido.

Disponibilidade

O Kinect Azure (aparelho e kit de desenvolvimento) está disponível para pré-venda a partir de hoje no site da Microsoft em inglês. O preço é de US$ 399 e apenas Estados Unidos e China receberão o equipamento no início.

No momento da publicação desta matéria, não havia informações a respeitod o lançamento no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.