Fim de impostos a games causará desemprego, diz Zona Franca de Manaus

1 min de leitura
Imagem de: Fim de impostos a games causará desemprego, diz Zona Franca de Manaus

Enquanto o público gamer torce pela isenção de impostos para jogos e consoles produzidos no Brasil, que na última semana passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nem todos os setores da indústria estão empolgados com a proposta.

De acordo com o site Telesíntese, a Zona Franca de Manaus teme que esses benefícios, se forem expandidos para todo o País, prejudiquem a região. No cenário mais pessimista, a lei pode eliminar 500 empregos diretos e indiretos e cortar a produção de 70 mil unidades de produtos do setor. Quem afirma isso é o consultor da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Saleh Hamdeh.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hamdeh conta que muitas empresas se instalaram na região por causa dos benefícios tributários para eletrônicos e passaram a fabricar consoles por aqui pela primeira vez — como a Sony e a Flextronics, responsável por fabricar o Xbox para a Microsoft). Outra preocupação inclui o fim da classificação de consoles e jogos na categoria de bens supérfluos. "Não nos parece fazer sentido o uso de instrumento constitucional para regular esse mercado", complementa o consultor.

Para onde vai a Zona Franca?

O local passa por dificuldades no setor de indústria, e o governo até estuda uma alternativa, chamada extraoficialmente de Plano Dubai. O TecMundo já contou a trajetória e a situação atual da Zona Franca de Manaus no quadro História da Tecnologia: clique aqui e confira.

***

Gostou do conteúdo? Estamos preparando novidades para torná-lo ainda melhor. Saiba mais aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.