Niantic, de Pokémon GO e Harry Potter WU, está criando óculos AR para games

1 min de leitura
Imagem de: Niantic, de Pokémon GO e Harry Potter WU, está criando óculos AR para games

Durante o terceiro dia do evento anual da Qualcomm, o Snapdragon Summit, o CTO da Niantic, Phil Keslin, subiu ao palco para anunciar uma parceria entre sua companhia e a fabricante de chips para trabalhar em modelos de óculos de realidade aumentada voltados para consumidores. A ideia é usar as novidades proporcionadas pela plataforma Snapdragon XR2 para oferecer novas experiências para os jogadores de títulos como Pokémon GO, Harry Potter: Wizards Unite e Ingress, entre outros – e possivelmente para outros fins.

De acordo com representantes da Qualcomm, a fabricante de chips está responsável não somente pelo fornecimentos dos componentes internos, mas também pela criação do projeto inicial de design do headset. O produto será então aprimorado de acordo com as necessidades da empresa de games e integrado aos kits de desenvolvimento (SDKs) da companhia para que o software e o hardware trabalhem de forma integrada.

Niantic Qualcomm XR2 glasses

Muitas possibilidades

Embora detalhes mais específicos sobre a parceria não tenham sido divulgados e as possíveis utilizações dos eventuais produtos criados como fruto dessa colaboração, é possível especular possibilidades com base nas capacidades do chip XR2 – anunciadas durante o evento. Com suporte a conectividade 5G, recursos avançados de IA e capacidade de lidar com até 7 câmeras simultâneas, os processadores são capazes de renderizar gráficos com baixa latência, alta resolução e compreensão de contexto espacial – o que abre espaço para rastreamento preciso de movimentos das mãos e sobreposição detalhada de elementos.

Além disso, com a conectividade 5G, o chip consegue proporcionar experiências de telepresença – como demonstrado ao vivo no palco do evento. Unindo todas essas capacidades, não é difícil imaginar que óculos portando o Snapdragon XR2 poderiam permitir, por exemplo, interações multiplayer de Pokémon GO em que jogadores arremessa pokébolas virtuais com as própria mãos e conseguem batalhar presencialmente uns contra os outros mesmo estando distantes. Similarmente, em Harry Potter: Wizards Unite seria possível lançar feitiços em criaturas digitais usando as próprias mãos para balançar varinhas virtuais.

Pokemon Go trailer ARFonte: Niantic - Divulgação

As possibilidades são bastante variadas, mas por enquanto podemos apenas esperar enquanto os óculos de realidade aumentada e as experiências planejadas pela Niantic para seus jogos não forem divulgados oficialmente. Continue atento ao TecMundo e ao Voxel para mais novidades.

O jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.