PS5 seria mais potente que o Xbox Series X, segundo rumor

1 min de leitura
Imagem de: PS5 seria mais potente que o Xbox Series X, segundo rumor

De acordo com o palpiteiro digital Tidux, o PlayStation 5 terá desempenho superior ao do Xbox Series X, mesmo tendo uma GPU inferior. Em sua conta no Twitter, Tidux fez uma pequena publicação, comparando os principais componentes dos dois consoles e, segundo seu raciocínio, o dispositivo da Sony será mais poderoso que o da Microsoft.

As informações que Tidux postou dizem o seguinte:

  • CPU – Igual em ambos os consoles
  • GPU – Inferior no PS5 (em menos de 1 teraflop)
  • RAM – Melhor no PS5 (largura de banda e quantidade maiores)
  • SSD – Melhor no PS5 (em velocidade e capacidade)
  • Performance geral – Melhor no PS5

Fazendo a conta...

Tentando encontrar o mesmo raciocínio de Tidux, a conta não parece fazer sentido.

Ambos os consoles terão a mesma CPU. A GPU também terá a mesma arquitetura, porém a do Xbox Series X será quase 1 teraflop mais potente, devido à personalização exclusiva. Sabemos que, em dispositivos focados em jogos, a capacidade do chip gráfico é a característica mais importante.

Na questão da RAM, o PS5 ganha em largura de banda e quantidade. No entanto, essas especificações não poderiam se tornar um gargalo no console da Microsoft, a não ser que a equipe que o desenvolveu fosse amadora.

Depois disso, sobra o SSD, que, segundo Tidux, é maior e mais veloz no PS5. O tamanho do SSD não impacta no desempenho do componente. Já a velocidade de leitura e escrita, mesmo que seja maior, não dá uma diferença muito grande na prática, falando do carregamento dos jogos. Se formos falar do desempenho dos games em si (geração de quadros por segundo), esse impacto é nulo.

Conclusão

Embora Tidux tenha razões para acreditar que o PS5 será mais potente que o Xbox Series X, as informações postadas por ele não corroboram para seu raciocínio final.

O console da Microsoft deverá ter desempenho superior, já que a GPU é mais potente. De qualquer forma, só poderemos ter certeza dessa informação quando os dois consoles forem lançados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.