vivo
internet
fibra

Fibra Ótica

se apresenta como
ótima opção a
jogadores hardcore

Vivo Internet Fibra: o que é?

Velocidade da operadora oferece planos de até 200 Mega de download com 100 Mega de upload para usuários de São Paulo; ideia é expandir pacotes a todo o país.

A fibra ótica é a tecnologia mais moderna utilizada em serviços de TV por assinatura e banda larga oferecidos pela Vivo. O serviço Vivo Fibra leva a tecnologia 100% fibra até a casa do cliente, tanto na fiação externa quanto no cabeamento alocado dentro das residências ou estabelecimentos.

As opções de velocidade variam de 50 a 200 Mega para download e 25 a 100 Mega para upload, com preços a partir de R$ 89,90 (todos sujeitos à alteração sem aviso prévio).

mas como funciona?

Fibra Ótica

A fibra ótica é uma estrutura de vidro cilíndrica, transparente e flexível, com dimensões tão microscópicas que parecem fios de cabelo. Nela, o sinal é enviado através de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, atingindo velocidades muito próximas à velocidade da luz.

Para ter essa tecnologia, a Vivo Fibra usa um aparelho denominado ONT, sigla para “Optical Network Terminal”. É ele que recebe o sinal, depois trata de convertê-lo em sinal elétrico para o roteador e para a decoder.

Aplicação em games, downloads e streamings

Um público que se beneficia muito de todo o avanço da banda larga são os gamers. Os jogadores e cyberatletas requerem altas velocidades de banda larga para jogar online. Além disso, eles entendem de tecnologia, são aventureiros, ambiciosos, exigentes e possuem diferenças significativas em relação ao tradicional internauta. Inclusive, por essas razões, acabam atuando como um grupo de referência para esse usuário comum.

A fibra ótica da Vivo garante ultravelocidade, desempenho e estabilidade para jogar online, além de downloads ilimitados e não possuir franquia de consumo. Todos esses fatores impactam diretamente não só na usabilidade de gamers como também em downloads e streamings em geral.

Banda larga x Fibra:

Com o advento de novas tecnologias e o avanço dos recursos dedicados à internet no Brasil, a banda larga evoluiu e, atualmente, está bem diferente do cenário de anos atrás.

Antes, tínhamos apenas a tecnologia ADSL, um tipo de conexão que funciona a partir de uma linha telefônica e permite ao usuário navegar ao mesmo tempo em que conversa por telefone. Mas a velocidade limitada de upload (no início, não chegava a 1 Mega) e a necessidade da existência de um cabeamento telefônico dataram esse modelo.

A internet a cabo funciona de forma semelhante à tecnologia ADSL, mas não utiliza a estrutura telefônica, e sim um cabo coaxial.

A fibra ótica é a evolução desses modelos e entrega soluções práticas, viáveis, e hoje mais acessíveis aos consumidores.

Rádio vs. Fibra: as diferenças continuam

A internet via rádio é oferecida através de torres ou instalada em topos de prédios. Elas transmitem o sinal, que é recebido pelas antenas e outros aparelhos como o modem, tornando a conexão possível. Sua velocidade é semelhante à da banda larga a cabo, mas seu custo de instalação é mais alto.

Além disso, a internet via rádio apresenta algumas desvantagens práticas, principalmente a interferência na conexão devido à outras antenas com frequências iguais entre a torre e a antena do receptor. Caso o vento mova a antena, por exemplo, a conexão fica prejudicada e sofre instabilidade.

A internet via rádio é uma opção em regiões onde não existe cabeamento de cobre, fibra e falta sinal da rede móvel. Há ainda o satélite, que funciona de maneira parecida, em que o sinal é enviado para um servidor que gerencia e faz as pontes, mas a conexão está sujeita a interferências.

A opinião dos gamers hardcore que usam a Vivo Fibra

Murilo
Murilo “Takeshi”, célebre jogador de League of Legends e atleta da Vivo Fibra Keyd Stars, disse que a experiência na jogatina mudou bastante após a migração para a operadora. “É bem liso para a gente poder jogar e fazer transmissão. Não temos problemas com a latência, que seria o lag. Em casa, eu tinha 40, 50 de latência. Aqui em São Paulo fica em 9, 10. É uma diferença que a gente sente na hora da jogatina”, contou ao TecMundo.
Renan
Para Renan Philip, gerente-geral e técnico na Vivo Fibra Keyd Stars, o grande diferencial está no upload. “O ponto que muda bastante pra gente é o upload. Aqui, temos 100 Mega de upload, estamos no plano de 200 [de download] para 100 [de upload]. Já sofremos com internet no passado, é essencial ter estabilidade. A equipe de suporte da Vivo também é rápida e dá o auxílio que a gente precisa”, explicou.

FAQ - Perguntas e respostas

1. Quais são os planos e preços que a Vivo Internet Fibra oferece atualmente?

Atualmente, a Vivo Internet Fibra oferece três planos:

Murilo

Esses são os preços atuais e podem ser modificados sem aviso prévio.

2. Quais são as principais vantagens que a Vivo Internet Fibra traz para usuários domésticos e corporativos?

Mesmo em seu plano mínimo, a velocidade da internet com Vivo Fibra é altamente responsiva para jogar online, baixar conteúdos ou realizar transmissões ao vivo.

O plano intermediário, por sua vez, tem um apelo maior a quem almeja ampliar os limites dessa velocidade. Nele, a Vivo Internet Fibra traz 100 Mbps de velocidade de download e 50 Mbps de upload.

O pacote máximo é voltado aos heavy-users de qualquer perfil (inclusive empresas) e traz excelência naquilo que promete: são 200 Mbps de download e impressionantes 100 Mbps de upload, a maior taxa proporcional do Brasil.

Portanto, qualquer perfil de usuário vai se beneficiar da tecnologia de Vivo Fibra em games, downloads, streamings e qualquer finalidade que requeira internet ultraveloz.

3. Qual é o alcance da Vivo Internet Fibra e como está a expansão a demais regiões?

Atualmente, a rede de fibra da Vivo para o serviço de internet está disponível em algumas regiões das cidades de São Paulo, Americana, Barueri, Bertioga, Campinas, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Guarujá, Guarulhos, Indaiatuba, Itu, Jacareí, Jandira, Jundiaí, Limeira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Santa Bárbara D'Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Vicente, Sorocaba, Sumaré, Suzano, Taboão da Serra, Taubaté, Valinhos e Vinhedo.

Como a empresa comprou a GVT e sempre buscou ampliar o alcance da fibra, a ideia é avançar por todo o Brasil gradativamente.

4. Como faço para descobrir se a Vivo Internet Fibra chega até minha casa?

Basta entrar no site da Vivo Internet Fibra, inserir seu nome, número de telefone e o cep do endereço em que mora. A consulta é feita em tempo real e, conforme a disponibilidade, a equipe da Vivo entra em contato com você.

5. A migração de quem não tem fibra para a Vivo Internet Fibra é um processo simples?

Sim, basta o consumidor verificar se o serviço chega até a casa dele no site da Vivo Internet Fibra e solicitar a instalação. O cabeamento varia de residência para residência, mas o processo se resume a uma instalação comum.

6. O desempenho para quem joga games online melhora consideravelmente?

Sim, tanto por oferecer uma altíssima taxa de download quanto por trazer ultravelocidade no upload. O plano máximo alcança 200 Mbps de download e 100 Mbps de upload, valores que otimizam substancialmente a experiência online do usuário. Além disso, o revestimento 100% em fibra assegura absoluta estabilidade na conexão.

Esse texto é um publieditorial patrocinado pela Vivo Fibra

Comentários

Redação: Bruno Brandão Micali

Design: Saito Takeuchi & Fernando Perazzoli

Ilustração: Aline Sentone

Cordenação: Gustavo Bonato, Igor Panki e Wikerson Landim