Vírus faz você acreditar que está sendo vigiado

1 min de leitura
Imagem de: Vírus faz você acreditar que está sendo vigiado

Malware que está atacando também o Brasil

Fonte da imagem: Linha Defensiva

Se você acha que vivemos em um mundo monitorado e que todos sabem os seus passos, é melhor ficar de olho para não cair nesta armadilha. Um vírus russo está se espalhando por diversos países, inclusive o Brasil (o alerta está sendo mostrado em 16 idiomas diferentes), dizendo ao usuário que ele está sendo monitorado por baixar conteúdos ilegais na web.

O vírus avisa que você cometeu um crime na rede e, portanto, terá as informações enviadas para a polícia em 24 horas, caso você não siga as instruções ali mostradas. Para liberar o computador, é preciso ligar para um número fornecido, que nada mais é do que um telefone “premium”, que remete uma parte do valor cobrado diretamente para o dono da linha.

Com isso, os golpistas são capazes de arrecadar muito dinheiro sem sequer sair de casa, deixando você preocupado com a integridade de seu computador. Este novo vírus já é um “sucesso” em países do leste europeu, inclusive ocasionando diversas investigações da própria polícia russa, já que os servidores que espalham o malware estão por lá.

Portanto, antes de se desesperar quando receber este tipo de mensagem, vale a pena conferir se o seu antivírus está atualizado e se você, de fato, está sendo monitorado pela Polícia Federal (o que não deve ser o caso, a menos que você esteja sob investigação). Antes de tudo, siga sempre as principais dicas para manter o computador seguro e não se desespere, porque senão você certamente vai perder dinheiro ligando para um telefone que não existe.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.