Vírus-sequestrador do Linux pede resgate para deixar você acessar arquivos

1 min de leitura
Imagem de: Vírus-sequestrador do Linux pede resgate para deixar você acessar arquivos

Nós falamos recentemente sobre o crescimento assombroso de criação de vírus de computador e códigos maliciosos ao redor do mundo. Entretanto, enquanto a maior parte dos malwares adiciona coisas indesejadas e altera o comportamento do seu computador, existem outros que podem ser realmente perigosos. Esse é o caso do "Linux.Encoder.1", que "sequestra" os arquivos dos usuários do sistema operacional que ele leva em seu nome.

A empresa Doctor Web, especializada em softwares antivírus, emitiu um alerta em que fala sobre as características do vírus, que é classificado como um "ransomware". Primeiramente, o foco da praga virtual são servidores web, infectando as máquinas através de uma falha no Magento CMS.

Uma vez dentro, ela encripta todo o conteúdo disponível e deixa uma mensagem solicitando um resgate para que o proprietário possa acessar tudo novamente. O valor para a liberação dos arquivos é de 1 bitcoin, o equivalente a pouco mais de 400 dólares, que deve ser pago através de um gateway Tor – popularmente conhecido como uma forma de acesso à Deep Web.

Mensagem deixada pelo Linux.Encoder.1

Por fim, existe uma solução

O pessoal da Bitdefender conseguiu elaborar um desencriptador que combate o Linux.Encoder.1. Junto com a solução, deram também várias dicas de como prevenir a infecção por ransomware, como evitar a execução de aplicativos que você não conhece, fazer backups com frequência e utilizar softwares e soluções de segurança para sistemas corporativos.

Quais as medidas de segurança que você adota no seu computador? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.