Worm presente em sites adultos trava o computador e exige pagamento

1 min de leitura
Imagem de: Worm presente em sites adultos trava o computador e exige pagamento

A Trend Micro identificou recentemente que um malware chamado Worm Rixobot vem se espalhando pela web através de diversos meios. Segundo informações da empresa de segurança, os principais meios de contaminação são sites com conteúdo adulto, pendrives e mensagens instantâneas.

A atuação do vírus é rápida e eficiente. Ele encerra diversos processos do Windows e trava o acesso a internet. Uma mensagem informa que para desbloquear o computador é necessário pagar 12 dólares através de uma SMS, para então receber uma senha de destravamento.

As estatísticas da Trend Micro informam que através do vírus, o desenvolvedor já arrecadou cerca de 30 mil dólares. A quantia seria relativa aos 2500 usuários que tiveram coragem de pagar o montante exigido. O mais interessante é que esta quantidade foi gerada em pouco mais de um mês.

Especula-se que muitas outras pessoas tenham sido afetadas pelo vírus e que alguns computadores estejam ou ainda serão contaminados. A Trend Micro informou que somente em Dezembro o Worm foi baixado quase 140 mil vezes — a grande maioria dos internautas é da Rússia. Não há informações ainda sobre quais softwares tem defesa para esta praga.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.