Liberação de código do Stuxnet pode dar início a uma era de ciberterrorismo

1 min de leitura
Imagem de: Liberação de código do Stuxnet pode dar início a uma era de ciberterrorismo

Se você acompanha as novidades do mundo da tecnologia, certamente já deve ter ouvido falar no Stuxnet. O vírus é considerado uma das pragas digitais mais nocivas da atualidade, pois, mais do que simplesmente incomodar os infectados, ele foi capaz até mesmo de atrapalhar o programa nuclear do Irã — quase causando um incidente diplomático.

Porém, a situação pode ficar ainda mais complexa daqui para frente. Isso porque o código fonte do vírus foi disponibilizado para download, o que permite que outros hackers o desenvolvam ou criem versões mais potentes e resistentes. Além disso, como afirmou a rede de televisão CBS, isso pode significar um crescimento em ações ciberativistas, criando versões genéricas do Stuxnet para atacar empresas e até mesmo órgãos governamentais.

Isso já havia sido noticiado pelo Tecmundo anteriormente, mas essa preocupante realidade se mostra cada vez mais próxima. Como o próprio canal norte-americano ilustra, seria praticamente uma Caixa de Pandora, em que praticamente tudo seria possível. Bancos de dados de grandes corporações e instituições financeiras podem ser alvos fáceis, assim como sistemas governamentais.

Se você ficou curioso para saber um pouco mais sobre o Stuxnet e seu potencial destrutivo, pode conferir nosso artigo especial e acompanhar a reportagem completa transmitida pela CBS (em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.