Artex CB1200: o fertilizador que faz chover fezes e carros inteiros [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Artex CB1200: o fertilizador que faz chover fezes e carros inteiros [vídeo]

Fertilizar o seu jardim não é uma tarefa fácil quando você tem hectares e mais hectares de fazenda para cobrir. E é exatamente por isso que os grandes complexos agricultores dependem de várias opções de enormes espalhadores mecânicos de esterco para distribuir uniformemente o estrume de vaca. No topo dessa fedorenta montanha de máquinas agora está o novo rei dos arremessadores de fezes, o Artex CB1200.

Espalhadores de esterco funcionam de forma muito similar aos fertilizadores de jardim. O estrume – ou, no caso do vídeo acima, um carro velho – é colocado em uma esteira de carga, de onde é empurrado na direção de um duplo aparato metálico que gira rapidamente (conhecido como trado), triturando e arremessando seu conteúdo pelos campos afora.

Chuva de m...

No entanto, para a infelicidade dos fãs de veículos antigos e a alegria dos fazendeiros, o CB1200 vem com algumas melhorias de design com relação aos espalhadores clássicos. Medindo cerca de 9,1 metros de comprimento por 2,3 metros de largura, o aparato usa a força de um trator para se locomover enquanto distribui até aproximados 32 mil metros cúbicos de fezes de vaca.

A carga intestinal dos bovinos avança lentamente pelo chão do trailer em direção à sua traseira, onde encontra os dois trados de 250 hps de potência. Diferentemente dos espalhadores de fertilizante tradicionais, que só contam com um trado, a Artex afirma que o sistema duplo do CB1200 quebra melhor as pilhas de esterco, economizando ao distribuir melhor as quantidades arremessadas.

Além disso, a empresa também afirma que o mecanismo com dois trados espalha o esterco por uma distância maior que os outros modelos, chegando a até aproximados 18,3 metros em cada lado da máquina. Dessa forma, são necessárias menos passadas pelo campo para cobri-lo completamente, o que por sua vez leva à economia de custos de combustível e trabalho – além de uma verdadeira tempestade fecal, é claro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.